‘Caconvida’ estreia neste sábado no Teatro da Instalação

espetáculo

O segundo espetáculo a ser apresentado será “Clowntidiano”, agora em sua nova versão, que trará uma proposta caricata da realidade manauara. Foto: Divulgação

Neste sábado (10), ocorrerá a primeira edição do evento ‘Caconvida’, da companhia teatral Cacompanhia, no Teatro da Instalação, Centro, zona Sul de Manaus. Trazendo a linguagem do circo, o evento marca o relançamento da companhia, fundada ano passado em Manaus, dirigida pelo artista Jean Palladino, contemplada com o prêmio Conexões Culturais 2017 da Prefeitura
de Manaus por meio da Manauscult.

A mostra contará com dois espetáculos, sendo o primeiro a peça de clown “La Mamá”, que aborda a história de uma moradora de rua que conhece dois irmãos venezuelanos refugiados em Manaus. A narrativa gira em torno da vontade dos irmãos em remontar o antigo circo da família, que acabara logo após a morte da matriarca.

La Mamá traz posições críticas em um tom cômico e poético sobre a imigração de refugiados venezuelanos para a região norte e a situação dos moradores de rua presente em grandes capitais, como Manaus. O elenco é composto pela atriz amazonense Dany Lima e pelos artistas venezuelanos José Arenas e Teffy Rojas, que trarão falas em espanhol e técnicas circenses ao espetáculo. A direção é de Jean Palladino e Richard Harts.

O segundo espetáculo a ser apresentado será “Clowntidiano”, agora em sua nova versão, que trará uma proposta caricata da realidade manauara. Clowntidiano surgiu de um projeto de pesquisa e intervenção urbana do artista Jean Palladino, que em 2013 propôs a imersão dos palhaços em ambientes comuns da cidade, como praças e ônibus.

A mostra contará com dois espetáculos, sendo o primeiro a peça de clown “La Mamá”, que aborda a história de uma moradora de rua que conhece dois irmãos venezuelanos refugiados em Manaus. Foto: Divulgação

A dramaturgia brinca com os costumes locais, o não pertencimento das pessoas com a região, além de satirizar a visão fetichista que muitos turistas e estrangeiros têm da Amazônia.

Compõem o elenco os artistas Klindson Cruz, Karine Magalhães, Elton Barbosa, Stephane Bacelar e Yago Reis. A direção é de Jean Palladino e assistência de Richard Harts.

“Caconvida” conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC) através do edital de ocupação artística Espaço Aberto, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Companhia Teatral Ateliê 23.

O evento iniciará às 17h e também serão apresentadas as atividades para os próximos meses, que incluem a montagem do terceiro espetáculo da trupe e circulação do primeiro trabalho da cia pela zona rural da capital, contemplada com o prêmio Conexões Culturais 2017 da Prefeitura de Manaus por meio da Manauscult. A entrada é gratuita.

Serviço

O que: Caconvida

Horário: 17h
Local: Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro)
Quanto: Gratuito
Informações: (92) 9 8265-0946

CACOMPANHIA
A Cacompanhia de Artes Cênicas, fundada em 10 de Fevereiro de 2017. Atua na produção de espetáculos teatrais e na pesquisa de outros segmentos das artes cênicas, como circo, dança e performance. Possui como ponto de partida a linguagem do palhaço tanto como proposta poética como um estudo para o ator.

Reunindo artistas de experiências diversas na cidade de Manaus e em diálogos permanentes com outros estados do Brasil, esse centro de produção busca fazer-se presente na cena artístico-cultural brasileira, a partir de sua composição e da disposição dos seus projetos de atuação. No seu primeiro
ano a Cacompanhia já foi contemplada com o prêmio Conexões Culturais 2017 por meio da Manauscult, com o projeto Clowntidiano – Para além do urbano.

A Companhia é dirigida por Jean Palladino, ator, diretor, dramaturgo e palhaço. Acadêmico do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É coautor do livro Outras Dramaturgias lançado em 2015 pela Thysanura Edições de Rua. Como dramaturgo já teve dois textos encenados por artistas e companhias da cidade. Como diretor foi premiado na 9ª Edição do Festival de Teatro da Amazônia com o espetáculo “O Casamento”.

Como ator participou de diversas montagens na cidade de Manaus. A Cacompanhia conta atualmente com os artistas: Jean Palladino, Yago Reis, Klindson Cruz, Karine Magalhães, Elton Barbosa e Stephane Bacelar no seu quadro fixo. Preocupada em propiciar escambo, a companhia convida artistas independentes ou de outros grupos para compor suas produções buscando esse rito de afetos possíveis na criação de diferentes obras. Intercambiar, difundir e resistir.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *