Túnel encontrado em vistoria estava no pavilhão onde sobrinho de Zé Roberto, da FDN, está preso

Túnel encontrado durante vistoria

Túnel foi encontrado após denúncia feita ao número da Seap e durante revista feita por agentes penitenciários. Fotos: Divulgação

Um túnel foi encontrado nesta quarta-feira (7), no pavilhão 5 do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no KM 8 da BR-174.

A escavação foi descoberta durante uma vistoria dos servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e agentes da Umanizzare Gestão Prisional durante o procedimento de tranca na unidade, após denúncia anônima.

No pavilhão está preso o sobrinho do traficante José Roberto Barbosa, o Zé Roberto, da facção criminosa Família do Norte (FDN), Thiago Alemão.

Visitas

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, explica que os indícios de que os detentos do CDPM estavam planejando uma fuga foram intensificados desde o último final de semana de visitas.

“Recebemos denúncia anônima através do número 99297-3068, que é o nosso Whats Denúncia e também do 181, que é o Disk-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Com as informações, realizamos procedimentos mais rígidos e nessa tarde conseguimos identificar um túnel, ainda no início do processo de escavação, que seria utilizado para a fuga dos detentos”, disse Cleitman Coelho.

130 presos

Atualmente, o CDPM possui 1.310 presos, sendo 130 destes alojados no pavilhão 5, onde o túnel foi encontrado. Cleitman Coelho ressalta que o plano dos presos era que todos os 130 do pavilhão e mais alguns detentos que estão custodiados em outras áreas utilizassem a escavação para fugir da unidade.

“Estamos trabalhando com informações que nos indicam que uma grande parcela da população do CDPM estava sendo chamada e induzida a aderir à fuga através do túnel. A perspectiva é que seria realmente uma fuga em massa, que mais uma vez foi evitada graças às ações da Seap” explicou o secretário.

Túnel em 2017

Em outubro do ano passado, a Seap realizou uma vistoria especial em um dos finais de semana de visita dos familiares nas unidades prisionais.

Na ocasião foi encontrado um túnel de aproximadamente 3 metros de profundidade e 8 metros de comprimento na área de mata, com cerca de 100 metros de distância do acesso à muralha do CDPM, que dava acesso ao mesmo pavilhão do túnel descoberto nesta quarta-feira. A ação da Seap evitou a fuga de 250 presos à época.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *