Djalma Batista terá interdição de emergência sexta (09/03), 9h. Drenagem tem 40 anos

Djalma Batista

Djalma Batista EXCLUSIVO: momento em que a Amazonas Energia começa a retirar os postes do local onde a Prefeitura vai trabalhar

O igarapé que passa por debaixo da avenida Djalma Batista, no trecho entre as ruas João Valério e Pará, corroeu a tubulação de drenagem. “A tubulação, que foi feita há 40 anos, está afogada, achatada. A situação é de emergência”, disse o prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta. A interdição das duas vias da pista, com desvio de trânsito, inclusive rotas de ônibus, começa sexta (09/03), às 9h.

Rotta afirma que o trabalho vai começar e só para quando tudo estiver concluído. “A previsão inicial é terminar até domingo (11/03), mas depende do que vamos encontrar. Se chover, por exemplo, cada hora de chuva é uma hora a mais de trabalho”, disse.

 

McDonald’s e Posto 700

O igarapé também foi tubulado nos terrenos que passam debaixo das instalações do Posto 700 e do McDonald’s.

“Estamos conversando com os proprietários e vamos trabalhar lá também. Outras empresas, como a Alemã, também participam do diálogo. Ou fazemos isso ou a tubulação vai prejudicar o trabalho que vamos realizar na rua”, disse Rotta.

“É a única forma que o poder público tem para salvaguardar a própria estrutura dos estabelecimentos comerciais”, acrescenta.

 

Operação na Javari e McDonald’s

A Prefeitura, desde que uma tubulação estourou e causou uma cratera no meio da rua Pará, vem fazendo ações emergenciais. “A gente fez um trabalho de emergência no McDonald’s e na rua Rio Javari (Vieiralves), mas não foi suficiente”, revela.

 

Trânsito na Djalma Batista e arredores

Com o quarteirão da Djalma Batista interditado, entre João Valério e Pará, Manaustrans e SMTU terão muito trabalho. Trata-se de um dos pontos de maior movimento de trânsito em Manaus. “Vão desviar e orientar o tráfego de veículos. As rotas de ônibus também serão desviadas”, explica.

A interdição vinha sendo adiada para evitar maiores transtornos. Agora, os técnicos da Seminf, Manaustrans e SMTU acham que estão prontos para evitar maiores problemas. E a iminente “explosão” do igarapé, com afundamento da pista, obrigou à celeridade. Uma cratera pode abrir no meio da rua e “engolir” um carro se a ação não for feita.

 

Trabalho prévio

Marcos Rotta trabalhou a semana passada inteira, ao lado do prefeito Arthur Virgílio, para deixar tudo pronto, antes da interdição. “Temos equipes escaladas para revezar 24 horas. Vamos trabalhar dia e noite. O prefeito também determinou as condições para compra de todo o material necessário. Está tudo esperando na Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) para ser entregue no canteiro de obras”, explica.

A Cigás estudou a tubulação de gás que passa na frente do McDonald’s. “Essa rede terá que ser ou desativada ou redimensionada. Isso está sendo definido”, finaliza Rotta.

Djalma Batista

Avenida vem recebendo tratamento especial, na arborização e asfalto, e se tornou cartão postal quando os ipês florescem

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ada disse:

    Esses politicos pensam que os amazonenses são lesos. Bando de mentirosos. Eles estão abrindo esses buracos para pegar dinheiro.

  2. Alexandre Tamer disse:

    Prezado Senhor Marcos Rotta, venho fazer uma proposta para melhoria do trânsito em Manaus: Av Djalma Batista e Av Constantino Nery, ao invés do que temos hoje, poderiamos ter uma das avenidas somente no sentido bairro e a outra somente no sentido Centro. O canteiro central de ambas seria eliminado, ganhando uma pista a mais. A faixa azul, ao invés de duas por avenida, passaria a ser uma só, ganhando outra pista a mais. Fiscalização rígida: ônibus SOMENTE na faixa azul. Carros SOMENTE nas pistas de rolagem. Fim dos automóveis parados e/ou estacionados. O que acha?