ADS confirma Feira de Peixe Permanente após a Semana Santa

Na semana da Páscoa, serão disponibilizadas pelo menos 60 toneladas de peixes das espécies pirarucu, tambaqui e matrinchã. Foto: Arquivo

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), responsável pela comercialização de produtos dentro do Sistema Sepror, está na fase final de planejamento para a realização de uma feira permanente de peixe, após as Feiras de Pescado da Semana Santa, que serão realizadas de 27 a 30 de março, em quatro pontos da cidade. A parceria da ADS com produtores de peixes, resulta em pescado novo e barato para os consumidores. Na semana da Páscoa, serão disponibilizadas pelo menos 60 toneladas de peixes das espécies pirarucu, tambaqui e matrinchã.

“Do produtor direto para o consumidor. Quatro pontos de venda para garantir o peixe da Semana Santa da população e depois um ponto fixo durante todo o ano em um local que ainda vamos definir”, revela o presidente da ADS, Lúcio Flávio do Rosário. “Isso é bom para quem cria peixe e também para as famílias. Isso é amor à causa pública“, frisa.

Nos dias 28, 29 e 30 as feiras funcionarão das 7h às 21h, em quatro pontos distintos para dar oportunidade de compra em toda a cidade: Centro de Convivência Padre Pedro Vignólia na Cidade Nova; Feirão da Sepror, Torquato Tapajós (antiga Expoagro); avenida do Samba, atrás do Sambódromo, no Alvorada, e no Centro Social Urbano do Parque Dez (CSU-P10). No dia 27, primeiro dia, a feira iniciará as 16h.

“Além dos nossos peixes, teremos os processados em forma de postas e filés e ainda os quelônios, regularizados, como determina a legislação”, explica o titular da ADS.

 

Oportunidade

O planejamento foi concluído nesta segunda-feira (05/03), em reunião conduzida pelo engenheiro de pesca e gerente da Cadeia Produtiva de Pescado da ADS, Tomás Sanches, que também é presidente da Associação de Engenheiros de Pesca do Amazonas.

“O ponto forte da feira é proporcionar a oportunidade da negociação diretamente com o produtor, obtendo um preço justo e um produto de qualidade indiscutível”, explica Tomas. “O contato entre os produtores e donos de restaurante ou cozinhas industriais, para novas parcerias de fornecimento durante todo o ano, também fortalece a piscicultura e o mercado de serviços”, revela.

 

Peixe tratado

Outra comodidade para os consumidores será a presença dos tratadores, para quem quiser levar o peixe limpo e até sem espinhas, por um preço equivalente ao praticado nos mercados de Manaus. A expectativa é que o volume de negócios seja maior do que o de 2017, que foi pouco acima de R$ 600 mil.

“Acreditamos que a população mais uma vez vai aproveitar essa oportunidade”, diz Tomas.

Curso gratuito

Uma grande novidade neste ano é o curso gratuito de retirada de espinhas oferecido pelos Engenheiros de Pesca da Sepa. O treinamento possibilitará as donas de casa a aprender a técnica e também às pessoas que trabalham com fornecimento de refeições, formando mão de obra para atuar neste mercado de trabalho que é crescente.

Para isso os interessados poderão adquirir seu peixe na própria feira e participar. Serão 60 vagas e ocorrerá na feira realizada no Alvorada, no dia 28, quarta-feira, a partir das 7h. Além dessa novidade, a Sepror estará cadastrando e recebendo solicitações para o fornecimento de alevinos, para os piscicultores interessados e principalmente àqueles que já estão nas feiras, garantindo a Safra de pescado do ano seguinte.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *