Polícia usa tática do Cavalo de Tróia para prender traficantes e homicidas ligados à FDN no Viver Melhor. Veja o vídeo

Operação Keres cumpriu mandados de prisão e fez a identificação de 300 pessoas. Ação contou com 80 policiais, investigadores e delegados que chegaram até o local usando a estratégias do Cavalo de Tróia, em caminhões-baú. Foto: Divulgação

Sete pessoas foram presas e duas adolescente apreendidas durante a Operação Keres, realizada na noite de sábado (3), por diversas equipes das especializadas da Polícia Civil, sob coordenação da Delegacia de Homicídios e Sequestros (DEHS).

O objetivo foi desarticular um Quartel General que funcionava com o comando de traficantes da facção criminosa Família do Norte (FDN), do grupo ligado ao narcotraficante João Pinto Carioca, o João Branco.

Mandados

Foram cumpridos mandados de prisão no conjunto habitacional Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona Norte. Os suspeitos eram procurados por homicídios, incluindo Beatriz Lisboa Amara, 18, Joyce Mara Batista da Silva, 19, Samara Silva Lima, 25, e José Roberto Marinho Carlos, 34, o “Betinho”, além das duas adolescentes, uma de 14 anos e outra de 17.

Durante as diligências ainda foram presos três foragidos do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj): Cássio Matheus Santos de Oliveira, 21, Dione Samias de Castro, 27, e Fabricio de Souza de Almeida Júnior, 20.

Os delegados Juan Valério e Torquato Mozer, titular e adjunto da DEHS, coordenaram a Keres, onde as equipes cercaram um bar monitorado. A abordagem ocorreu por volta das 2h.

Decapitado

Os quatro presos por mandado e as adolescentes são suspeitos do assassinato de Rodrigo dos Santos Aranha, o “Baloteli”, 21, crime ocorrido no dia 3 de dezembro de 2017 no Viver Melhor. A vítima foi executada por pelo menos 22 pessoas, sendo esfaqueada e decapitada. Outros homicídios são atribuídos ao mesmo grupo e estão sendo investigados.

Entre os mandados a serem cumpridos, duas pessoas estavam presas, sendo Ateildo Costa Ribeiro, 36, “Bola”, detido por equipe do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e Francisco Gleisson Juca da Rocha, “Plenitude” ou “Xavier”, que cumpre pena no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), apontado como mandante do crime e chefe de organização criminosa.

Drogas e orgias

“As investigações começaram após uma execução por decapitação, onde identificamos um lugar usado como QG (quartel general) de uma facção criminosa, que era liderada pelo traficante “Plenitude”, responsável pelo tráfico na área e por ordenar mortes. Nesse crime tiveram participação 22 pessoas. No mesmo apartamento os membros do grupo usavam drogas e faziam festas e orgias. Eles também frequentavam o bar DJ no Viver Melhor”, explicou Juan Valério.

Como a área tem poucas entradas e a polícia identificou muitos olheiros atuando no local, a estratégia usada para fazer a operação foi a do famoso Cavalo de Tróia, com o uso de dois caminhões-baú para levar 80 policiais das diversas forças de segurança, que entraram de modo furtivo.

300 qualificados

“Fechamos o perímetro, não tivemos efeitos colaterais e usamos o apoio de drones. Fotografamos, identificamos e qualificamos 300 pessoas que estavam no local, durante a operação, para que a Inteligência possa fazer compilação de características, apelidos e tatuagens e chegar se entre essas pessoas estão procurados por crimes, suspeitos de tráfico e homicídios”, falou o titular da DEHS.

Juan Valério explicou que a Keres foi montada para dar uma arrefecida no tráfico de drogas e nas execuções banais vistas no Viver Melhor, que estavam deixando a área bastante perigosa para a população.

Mais 12 pessoas, já identificadas, continuam foragidas, segundo a polícia. Participaram da Keres equipes do DRCO, Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Polícia do Interior (DPI), COE, Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), os Distritos Integrados 15, 18 e 26, além do gabinete do delegado-geral adjunto da PC, Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop).

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/03/WhatsApp-Video-2018-03-05-at-13.18.16.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *