Ex-senador e ex-deputado federal Leopoldo Peres falece de pneumonia

Irmão do senador Jefferson Peres e do desembargador Carpinteiro Peres, Leopoldo estava internado na UTI com pneumonia. Foto: Divulgação

Leopoldo Peres Sobrinho, 89, faleceu na noite desta segunda-feira (5), em decorrência de complicações de uma pneumonia. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Prontocord.

Ex-deputado federal e ex-senador, Leopoldo era irmão do falecido senador Jeferson Peres e do desembargador Carpinteiro Peres, filho de Arnoldo Carpinteiro Peres e de Maria do Carmo Campelo Carpinteiro Peres.

Ele foi deputado na Câmara Federal com apoio do governador Álvaro Maia e assumiu como senador na suplência de Fábio Lucena.

Tabelião

Tabelião, professor e jornalista, ingressou na política na Assembleia Legislativa nos anos 1950. Foi secretário interino de governo em 1953 e também da Educação e Cultura em 1954, na gestão de Álvaro Maia (1951-1955), e secretário de Energia e Saneamento durante o governo de Enoc Reis.

Durante o período de elaboração da Constituição de 1988, a atuação de Leopoldo Peres caracterizou-se por uma linha de moderada ação política e em sintonia com o Centrão, grupo suprapartidário composto de parlamentares conservadores.

Zona Franca

Na década de 90, foi superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), a convite do então ministro da Justiça Bernardo Cabral. A partir de 1991, retomou as atividades de tabelião e advocacia.

Publicou “Nova visão da Amazônia (conferências, 1959)”, “A democracia extinta no Amazonas (discursos, 1960)” e “Brasil potencial e Brasil potência”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *