Três pessoas são presas e “bunker” de traficantes da FDN em morro é destruído na Jejuardes

Com 300 policiais nas ruas fazendo varredura nos bairros da zona Norte, operação destruiu ponto de observatório de traficantes e prendeu três pessoas. Fotos: Bruno Zanardo/ Secom

Deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º) na zona Norte, a Operação “Jejuardes”, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Polícia Civil e Polícia Militar, resultou na prisão de três pessoas, sendo uma em flagrante, e a destruição de um observatório construído por traficantes para monitorar o movimento na comunidade Nossa Senhora de Fátima 2, no Novo Aleixo.

A região é a mesma onde, na última sexta-feira (23), 20 traficantes ligados à facção Família do Norte (FDN), foram presos com armas de grosso calibre.

300 policiais

Um efetivo de cerca de 300 policiais cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão e fez uma varredura, principalmente, naquela localidade desde as primeiras horas da manhã. Sem asfalto e com residências construídas em áreas de risco, a comunidade é de difícil acesso às forças policiais.

Em um morro, próximo a rua Bom Jesus, a polícia destruiu um “bunker” (espécie de observatório) construído por traficantes ligados a uma facção criminosa para monitorar a movimentação na área. Quando a polícia chegou ao local, três homens armados, com fuzis, fugiram. Não houve confronto.

Mandados de prisão

Foram cumpridos ainda mandados de prisão, em nome de José Augusto Campos Santos, 41, o “Guto”, por homicídio, e Carlos Bruno da Silva Gomes, 29, o “Buba”, preso por roubo.

No conjunto Renato Souza Pinto, Cidade Nova, as equipes policiais prenderam, em flagrante, Elita Lima de Souza, 36, com uma pistola 9 mm, munições, balança de precisão, cordões, relógios e a quantia de R$ 7,4 mil em espécie.

A mulher é esposa do homicida Julison Correa de Carvalho, conhecido como “Julinho do Areal”, preso no Compaj desde 2012.

Resposta

Conduzida sob o comando do governador em exercício e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a Operação Jejuardes será realizada na capital durante todo o período da quaresma, com o propósito principal de que as forças policiais ocupem bairros com forte presença de traficantes.

Segundo Saraiva, a ação também é uma resposta ao número de homicídios registrados em fevereiro. De acordo com os dados parciais da SSP, ocorreram 65 homicídios no mês, dois a menos que o registrado no mesmo período do ano passado.

“A resposta é imediata. Nós estamos ocupando parte da zona norte da cidade, onde registramos confrontos entre gangues, entre grupos marginais, entre facções, que resultou na morte de muita gente. Foi entre eles (traficantes), porém, isso causa um transtorno na população. Prendemos aqui, na semana passada, fuzis de alta capacidade de ferimento, que até recentemente eram armas utilizadas pelas FARC e que agora estão em Manaus. Vamos vasculhar toda essa região”, disse Bosco Saraiva.

Cúpula

Junto da cúpula da segurança pública, Saraiva acompanhou uma das equipes que se deslocou pela comunidade Nossa Senhora de Fátima. O delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, disse que drones foram usados para o trabalho preliminar da polícia.

“A Secretaria de Inteligência plotou esses locais todos e, hoje, nós estamos fazendo essa segunda operação, utilizando tecnologia diferente, com drones que já vieram trazer a precursora desse trabalho e que no ato da ação impedem, por exemplo, o confronto direto com infratores. O objetivo é trazer para essa localidade a presença da polícia, inibindo crimes e controlando qualquer situação adversa que possa vir a acontecer”, disse.

Helicóptero

A operação iniciada nesta quinta-feira é uma continuação do trabalho policial que resultou na prisão de 20 homens na semana passada, com fuzis, enquanto se preparavam para atacar uma facção rival, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

O helicóptero do Exército também monitorou a área durante a ação, que contou com policiais da Secretaria Executivo-Adjunta de Operações (Seaop) e do Corpo de Bombeiros.

O comandante-geral Geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, enfatizou a importância da ação realizada e disse que o trabalho é fruto de um levantamento prévio da inteligência. “Estamos ocupando todo o bairro, onde os índices estão fora do padrão. Esperamos colher bons frutos dessa ação integrada”, destacou o Coronel.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *