Manaus recebe secretários de Meio Ambiente da região Norte e adere à Hora doPlaneta 2018

A abertura oficial do 17º Encontro Regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras foi feita pelo secretário municipal chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto. Foto: Mario Oliveira/Semcom

Manaus sedia o 17º Encontro Regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). A abertura oficial do evento foi feita na noite desta quinta-feira, 1º/3 pelo secretário municipal chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, em solenidade realizada às 19h, no Palácio Rio Branco, Centro. O encontro conta também com a presença de representantes da Fundação Konrad Adenauer, ONG alemã responsável pela articulação e criação do fórum, e da Rede WWF (World Wildlife Foundation), que organiza o movimento da Hora do Planeta em 187 países.

O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai reunir durante três dias os secretários municipais de Meio Ambiente das capitais Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Palmas (TO) para discussão e troca de experiências na área ambiental, tendo como tema “Arborização Urbana – Estratégia Regional”.

“Manaus é uma cidade diferente. O Amazonas é um estado diferente, por causa do Polo Industrial de Manaus, nós não tivemos que adentrar na mata, para sobrevivermos, nós temos 97% da nossa floresta intacta, enquanto outros estados tiveram que destruir a floresta para poder sobreviver. Nós temos o Polo Industrial de Manaus, mas pela nossa sobrevivência, temos que pensar no futuro do agronegócio, de explorar com consciência a nossa biodiversidade, sem acabar com a nossa floresta, mas sempre preservando e sabendo que o nosso grande bem está aqui de pé. Manaus é o maior símbolo de conscientização, maior símbolo da união entre desenvolvimento e manutenção da flora e da fauna, manutenção da floresta. Eu fico muito feliz que secretários de outras cidades venham a nossa cidade, para conosco assinar um termo de cooperação, de união, entorno de um tema tão importante”, salientou Bisneto.

Durante a reunião de abertura oficial, Arthur Bisneto e os secretários das capitais presentes assinaram o termo de adesão ao movimento global 2018. Realizada pela WWF, o movimento consiste em apagar as luzes de monumentos e logradouros das cidades signatárias, durante 60 minutos, no próximo dia 24 de março, como forma de apoio às ações de redução de consumo de energia e combate às mudanças climáticas. Manaus já participa há nove edições consecutivas apagando as luzes do Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul.

“O objetivo principal do evento a Hora do Planeta é a gente trazer à baila a discussão sobre as principais problemáticas ambientais e com certeza uma discussão sobre a matriz energética que cada cidade usa, que cada estado usa, que cada país usa. A ideia, o objetivo não é diminuir o consumo de energia com esse evento, mas sim chamar a atenção das pessoas para que elas possam conversar, discutir, propor e ver o que cada um pode fazer no seu local, na sua cidade, no seu país, que venha contribuir para a melhoria na qualidade de vida noplaneta”, destacou a coordenadora do escritório local da WWF,  Jasy Abreu.

Programação

Nesta sexta-feira, 2, os secretários se reúnem para um dia inteiro de discussões no auditório do Parque Municipal do Mindu, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A finalidade é promover o intercâmbio de experiências, com apresentação de trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus e as demais capitais representadas, e a opinião de especialistas. Haverá palestras sobre as intervenções urbanas feitas pela Prefeitura de Manaus, por meio dos projetos Arboriza Manaus e Ornamenta Manaus, que integram o Programa Manaus Verde e Viva, e os desafios que se colocam diante das dificuldades enfrentadas.

Serão abordadas também a gestão de áreas protegidas, com a experiência da criação do Corredor Ecológico Urbano do Sauim-de-Coleira, iniciativa pioneira da Prefeitura de Manaus que pretende criar o primeiro corredor ecológico urbano do País em área urbana com a finalidade de garantir a conservação de uma espécie ameaçada de extinção, e a Flora Amazônica no Contexto Urbano, abordando os desafios da introdução de espécies da flora nativa da Amazônia na cidade.

Atuarão como palestrantes a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz; o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, e o professor e pesquisador Cid Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

No sábado, 3, os secretários participam de visita técnica ao Aterro Controlado de Manaus para apresentação do Projeto de Captação e Tratamento do Sistema de Queima de Gás do Aterro Sanitário Municipal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Na sequência, os secretários percorrerão corredores viários e logradouros públicos com intervenções de arborização e paisagismo.

Qualidade ambiental

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a realização de mais um encontro regional consolida a condição de Manaus como referência regional junto ao Fórum CB27 e em iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental da população. Segundo Antonio Nelson, o encontro visa mostrar o que está sendo feito em consonância com os propósitos de fórum.

“O trabalho do Arboriza Manaus é um trabalho que está sendo muito respeitado lá fora. Inclusive saiu agora em uma revista alemã, que tem grande circulação não só na Alemanha, mas em toda Europa, a revista Matices, que mostra o trabalho de arborização que está sendo feito em Manaus. Esse resgate das áreas que a gente vinha perdendo, dessa concentração de áreas verdes degradadas que existiam, e existem em todas as capitais brasileiras. O nosso trabalho de reflorestar, o trabalho até de fazer parques da juventude vem sendo exemplo para o mundo inteiro. A gente quer transformar isso numa experiência para passar para as pessoas que vão participar deste fórum”, afirmou.

Antonio Nelson fará uma explanação sobre as ações desenvolvidas pelo órgão em 2017 e as metas estabelecidas para este ano. Estarão presentes os secretários de Meio Ambiente Yaylley Jesini Robson Damasceno (Porto Velho), Paola Fernanda Daniel (Rio Branco), Daniel Pedro Rios Peixoto (Boa Vista), Márcio Pimentel Sousa (Macapá), Carlos Fabrício Crescente Dias (Belém) e Hebert Veras Nunes (Palmas).

Fórum CB27

Esse é o terceiro encontro da Regional Norte do Fórum CB27. O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns às cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *