Cursos para aposentados e pensionistas do município estão com inscrições abertas

Cursos para aposentados e pensionistas do município

Ao todo, são 110 vagas distribuídas entre as atividades de Exercitando a Memória (30), Ginástica e Coral, ambos com 40 vagas cada. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus abriu nesta segunda-feira, 26/02, as inscrições de cursos voltados aos aposentados e pensionistas do município. Ao todo, são 110 vagas distribuídas entre as atividades de Exercitando a Memória (30), Ginástica e Coral, ambos com 40 vagas cada. O curso para a memória começa no dia 5 de março; o coral inicia dia 12 e a ginástica, dia 13. As matrículas acontecem diariamente na sede da Manaus Previdência (av. Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada), das 8h às 14h, bastando o segurado apresentar cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. As inscrições terminam no dia 2 de março. Informações podem ser obtidas pelo número (92) 3186-8000, das 8h às 17h.

A coordenadora do Setor de Psicossocial (Psico) da previdência municipal, assistente social Darla Gondim, lembra que os conteúdos dos cursos apresentam benefícios variados, para o corpo e para a mente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. “Procuramos proporcionar isso aos segurados para que, após a aposentadoria, eles continuem tendo uma rotina que estimule o pensar e o agir”.

Além dos cursos, a Manaus Previdência também oferece, mensalmente, a exibição de um filme, como forma de proporcionar o acesso à sétima arte por meio do cinema. É o Cine Pipocaprev, que no dia 14 de março vai exibir o filme “À espera de um milagre”, história do relacionamento incomum e comovente entre um carcereiro e um preso que está no corredor na morte. “A exibição acontece na segunda quarta-feira do mês e ao término, temos uma rápido debate com os espectadores sobre o que a história nos leva a refletir”.

Foi para perder os dois quilos que ganhou nas férias das atividades que a pensionista Ivani de Souza, 65, voltou a se matricular na aula de ginástica nesta segunda-feira, 26/02. “É uma questão de saúde”, explica. “E posso participar normalmente do Cine Pipocaprev, pois o que ganho comendo a pipoca eu perco na aula de ginástica”, ensina, fazendo referência à pipoca e ao suco que são distribuídos aos segurados e ao seus acompanhantes durante a exibição do filme.

Os cursos oferecidos pela Manaus Previdência acontecem em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), no caso do Exercitando a Memória, e com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-UEA), para os demais.

 

Contracheque

As inscrições para os cursos ocorreram na manhã desta segunda-feira, durante a entrega dos contracheques aos segurados do município. Neste dia, aposentados e pensionistas têm ao seu dispor uma série de serviços, como corte de cabelo, massoterapia, aferição de pressão arterial, limpeza de pele e noções de maquiagem e design de sobrancelhas, além de exposição de artesanato, tudo com a distribuição de um farto café da manhã.

Há, ainda, palestras educativas. Neste mês, o tema abordado foi sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, ministrada por alunos da Enfª Msc. Loren Nascimento, que supervisionou a exposição.

Atualmente, a previdência municipal garante o pagamento de mais de 6 mil benefícios.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *