Nova chacina na disputa FDN-PCC evitada com apreensão de fuzil e metralhadora. Aliados de João Branco presos

Grupo liderado por “Obama” foi preso ontem, quando se preparava, fortemente armado, para tomar boca de fumo em área do PCC. Polícia confia ter evitado uma chacina na zona Norte. Fotos: Divulgação PC-AM

Menos de 24 horas depois da prisão de um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Ismale Reis de Sena, 29, um grupo de 20 pessoas, fortemente armadas, sob o comando da Família do Norte 2 (FDN 2), ligada ao narcotraficante João Pinto Carioca, o João Branco, foi detido na noite desta sexta-feira (23), em operação controlada e coordenada pela Polícia Civil.

Gerente do tráfico

Entre os presos está Franciscleo Barbosa Ribeiro, conhecido como “Obama”, apontado como chefe do grupo e que receberia ordens diretas de João Branco. Ele responde a cinco processos na Justiça, sendo um por tráfico, dois por roubo e duas penas privativas de liberdade.

Com o grupo foi apreendido um arsenal de 15 armas, entre elas dois fuzis AK-47 calibre 762 x 39mm de fabricação russa, outro da marca Colt, calibre 556, de fabricação americana, e a metralhadora Taurus calibre ponto 40 de fabricação brasileira.

Nossa Senhora de Fátima

Os homens teriam como destino atacar uma boca de fumo do PCC no Novo Aleixo, zona Norte, onde Ismale dominava, precisamente na comunidade Nossa Senhora de Fátima. Com a prisão e a intervenção, as forças de segurança impediram o que poderia ter sido mais uma chacina em Manaus.

As ações de controle, diligências e monitoramento para chegar ao ataque e invasão em área vermelha com disputa entre FDN e PCC foram feitas pelo Departamento de Investigação de Narcóticos (Denarc) com a Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), com apoio operacional do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera).

Armado e perigoso

O bando armado e perigoso foi autuado por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e adulteração de sinal identificação de veículo.

Entre as armas apreendidas estavam 6 pistolas; 4 revólveres; 3 fuzis; 1 metralhadora; 1 espingarda; além de 122 munições de vários calibres; 9 carros com as placas adulteradas; e aproximadamente 7 quilos de drogas.

“A Seai estava investigando com o Denarc informações sobre um local, na rua 54 do Novo Aleixo, que seria usado por integrantes da FDN para reuniões. E ontem à tarde, equipes da polícia montaram campana nas proximidades e perceberam intensa movimentação de pessoas e carros, alguns veículos com placas adulteradas”, explicou o secretário da Seai, Herbert Lopes.

Tiroteio

Por volta de 19h, o grupo começou a sair do imóvel e ao perceber presença da polícia, iniciou troca de tiros, que foi revidada pelos investigadores e policiais. Um dos presos ficou ferido com um tiro na perna, e foi levado ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo.

De início foram feitas 17 prisões. Numa segunda diligência, com apoio de homens das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), mais três homens foram detidos.

“O crime organizado age com armamento pesado, mas estamos atuando e combatendo, tanto que retiramos todos os envolvidos da rua. As armas são provenientes de antigos soldados dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e de outros Estados. Pelas nossas investigações, o comando na FDN continua centrado no João Branco e no Zé Roberto, e ainda é cedo para definir como está o racha dentro da facção”, explicou Lopes.

Chacina Compensa

O secretário da Seai não descarta que as armas apreendidas ontem possam ter sido usadas na chacina no campo da Compensa, em dezembro de 2017, que terminou com 6 pessoas mortas.

Para o delegado geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, o trabalho integrado das forças de segurança do Amazonas tem permitido grandes êxitos contra a criminalidade e evitando, inclusive, confrontos perigosos como o de ontem. “Eles iriam render a boca de fumo do PCC e haveria um confronto sangrento, podendo existir vítimas inocentes”.

Para o delegado da Narcóticos, Paulo Mavignier, com as armas apreendidas segue o trabalho de investigação para relacionar possíveis homicídios cometidos com as mesmas a partir de perícia. “Fizemos a detenção de armas de grosso calibre e evitamos possivelmente uma chacina. É uma preocupação nossa, e da Secretaria de Segurança, tirar esse armamento das ruas, das mãos de criminosos”.

Após os procedimentos cabíveis, os 20 presos seriam encaminhados para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis.

Confira os presos liderados por Obama para atacar área do PCC:

1. Franciscleo Barbosa Ribeiro, 32, o “Obama”;
2. Herickson Rayck Maciel, 20;
3. Kelson Bandeira da Silva, 27;
4. Tiago Queiroz de Medeiros, 25;
5. Raylton Queiroz de Souza, 30;
6. Sérgio de Oliveira Rebouças, 27;
7. Robert Souza dos Santos Junior, 22;
8. Guilherme Corrêa do Nascimento, 24;
9. Jonathan Almeida de Souza, 28;
10. Everaldo de Souza Aguiar, 39;
11. Carlos Adriano Medeiros Candeira, 24;
12. Pedro Afonso Ribeiro Neto, 27;
13. Patrick Caldas Cruz, 22;
14. Kelven Cal Barbosa da Silva, 24;
15. Jaime Costa da Costa, 22;
16. Marcos Alfredo Ramos Manrinque, 34;
17. Alexsandro Gomes da Silva, 24;
18. Lucas Cruz Carioca, 19;
19. Luan de Melo Rodrigues, 19;
20. Anderson dos Santos Martins – Hospital Platão Araújo

PCC e Ismale

Apontado pela polícia como um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Ismale Reis de Sena, 29, foi preso durante operação na quinta-feira (22) para cumprir mandados de prisão por tráfico de drogas.

Ele foi apresentado no 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após ação realizada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Cidade Nova, zona Norte. Ismale foi detido ano passado, pelo Departamento de Repressão ao Tráfico de Drogas (Denarc) e policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

Alvo antigo

“O Ismale é um alvo bem antigo de praticamente toda Polícia Civil. Com as investigações informações e provas de que ele mantém liderança no tráfico no Novo Aleixo, foram expedidos os mandados de buscas, apreensão e prisão”, explicou a delegada do DIP, Marna de Miranda.

Tiroteio

Segundo Marna, ontem ocorreu uma troca de tiros na comunidade atribuída à guerra entre as duas facções criminosas, PCC e a local Família do Norte (FDN). “A própria população não suporta mais a presença de traficantes como o Ismale, fica incomodada porque sabe que há grande risco, e denuncia”.

O traficante que responde a pelo menos mais seis processos por tráfico de drogas deveria estar de tornozeleira.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Andrade disse:

    Nossa juventude está esvaindo-se pelo ralo.
    NÃO ADIANTA SÓ PRENDER TRAFICANTES, TEM QUE HAVER UM TRABALHO CONTRA O USUÁRIO, E ISSO DEVE COMEÇAR EM CASA, NA ESCOLA, NA IGREJA, NO NA ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO. E LOGO, ENQUANTO HOUVER USUÁRIO, HAVERÃO TRAFICANTES.