‘Rede Criminal’: Organização criminosa é desarticulada e Polícia Civil apreende armas e drogas em operação

Os policiais também apreenderam no estabelecimento três armas caseiras e um simulacro de arma de fogo, quatro celulares, 44 pinos com cocaína, quatro munições, sendo três intactas e uma deflagrada, e uma balança de precisão. Foto: Divulgação

A operação “Rede Criminal”, que teve por objetivo desarticular uma organização criminosa que atua em roubos, furtos, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores e tráfico de drogas na Comunidade União, bairro Flores, zona centro-sul da cidade foi deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas, na tarde desta quarta-feira (21). Durante os trabalhos foram presos, em flagrante, o proprietário de uma oficina mecânica Josué de Oliveira Nunes, 26; Jader Paulo Printes de Azevedo Filho, 20, e Max Barroso Rodrigues, 20, com nove veículos com restrições de roubo ou furto, além de armas de fogo, simulacro, munições e drogas.

Os trabalhos foram coordenados pelo delegado-geral adjunto da instituição, Antonio Chicre Neto, e pela delegada Deborah Nascimento, titular do 23° Distrito Integrado de Polícia (DIP). A operação contou com o reforço de policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), servidores dos gabinetes do delegado-geral e delegado-geral adjunto, Mariolino Brito e Antonio Chicre Neto, respectivamente, além de policiais militares que atuam na Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM).

O balanço da operação foi apresentado, no prédio do 23º DIP, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul. De acordo com Deborah Nascimento, a equipe de investigação do 23º DIP iniciou as diligências em torno da organização criminosa há duas semanas, após o recebimento de denúncias-anônimas, feitas na unidade policial.

“Nós recebemos denúncias anônimas e fizemos o levantamento de informações, até chegarmos nessa organização criminosa que atua na Comunidade União, ligada a uma facção que atua no Estado. Essa organização cometia roubos, furtos, crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, além de tráfico de drogas na comunidade e nos bairros adjacentes”, afirmou Deborah Nascimento.

O trio foi preso em uma oficina mecânica que pertence Josué, situada na rua Pires de Carvalho, na Comunidade União. No local foram recuperados nove veículos, sendo oito motocicletas e um carro modelo Gol, de cor preta e placas JXW-3794. Todos com restrições de roubo ou furto. Os policiais também apreenderam no estabelecimento três armas caseiras e um simulacro de arma de fogo, quatro celulares, 44 pinos com cocaína, quatro munições, sendo três intactas e uma deflagrada, e uma balança de precisão.

A delegada destacou que durante as investigações foi constatado que no local, onde foi deflagrada a operação, há uma concentração muito grande de infratores perigosos armados. “Ainda estamos em investigações preliminares. Em apenas duas semanas conseguimos fazer esse levantamento, que resultou nas prisões e apreensões feitas durante a operação. Esse trabalho irá resultar em investigações mais extensas”, pontuou Nascimento.

O delegado Rafael Allemand, titular da Derfv, participou da coletiva e explicou o que irá acontecer com os veículos recuperados durante a operação “Rede Criminal”. “Os registros de roubos são feitos na Derfv. Agora, a partir das apreensões desses veículos, iremos identificar as vítimas, chamá-las na especializada, onde serão ouvidas. Iremos fazer o reconhecimento, por meio de fotos, para saber se essas pessoas presas são autoras dos roubos ou furtos desses veículos ou apenas receptaram os bens subtraídos para desmonte e a revenda das peças na oficina que foi um dos alvos da operação”, argumentou.

Flagrante

Jader, Josué e Max foram autuados em flagrante por receptação qualificada, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis no 23º DIP, os três infratores serão levados para Audiência de Custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul de Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *