Após tiroteio entre membros do PCC e FDN, líder de facção é preso no Nossa Senhora de Fátima

Ismale Sena (camisa branca) foi detido em cumprimento a mandado de prisão após investigações da PC, com interceptação telefônica. Ele é alvo antigo e apontado como líder do PCC. Fotos: Divulgação PC-AM

Apontado pela polícia como um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Ismale Reis de Sena, 29, foi preso durante operação nesta quinta-feira (22) para cumprir mandados de prisão por tráfico de drogas.

Ele foi apresentado no 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após ação realizada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Cidade Nova, zona Norte. Ismale foi detido ano passado, pelo Departamento de Repressão ao Tráfico de Drogas (Denarc) e policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

Alvo antigo

“O Ismale é um alvo bem antigo de praticamente toda Polícia Civil. Chegamos até ele por meio de investigação e pedido de interceptação telefônica, autorizada pela Justiça. Com as informações e provas de que ele mantém liderança no tráfico no Novo Aleixo, foram expedidos os mandados de buscas, apreensão e prisão”, explicou a delegada do DIP, Marna de Miranda.

Tiroteio

Segundo Marna, ontem ocorreu uma troca de tiros na comunidade atribuída à guerra entre as duas facções criminosas, PCC e a local Família do Norte (FDN). “A própria população não suporta mais a presença de traficantes como o Ismale, fica incomodada porque sabe que há grande risco, e denuncia”.

O traficante que responde a pelo menos mais seis processos por tráfico de drogas deveria estar de tornozeleira eletrônica. Ele conseguiu um habeas corpus em maio do ano passado e estava cumprindo pena no regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). “Ele tirou a tornozeleira que estava dentro de uma mochila, na casa da irmã dele”, disse a delegada.

Outras prisões

Junto com o alvo principal da operação foram presos ainda Junielson Sales dos Reis, 29, conhecido como “Juninho Paraense”, e Bruno Estácio da Silva, 25, ambos em flagrante com drogas.

O líder do PCC e Bruno foram detidos na residência da sogra de Ismale, na rua 55, na Nossa Senhora de Fátima. O “Juninho Paraense” foi preso na casa dele, na rua Galileia, na mesma comunidade.

Durante a ação foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. As ordens judiciais foram expedidas no dia 5 de fevereiro deste ano, pelo juiz Geildson de Souza Lima, da 1ª Vara Especializada de Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Drogas

Com Bruno, os policiais civis apreenderam 50 kits, contendo pasta base de cocaína e pedra de oxi, além de material para mistura e embalo das drogas. Com “Juninho Paraense” foram encontrados 106 kits, contendo pasta base de cocaína e pedra de oxi.

O líder do PCC é considerado perigoso e violento. “Ele é do PCC, uma facção que não predomina na cidade, mas ele sempre comandou o tráfico na zona Norte. Um indivíduo violento, inclusive, e citado em quatro inquéritos na Delegacia de Homicídios, que investigam mortes de pessoas também ligadas ao tráfico de drogas”, lembrou o delegado titular do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Paulo Mavignier, que em 2017 prendeu Ismale, após ele estar foragido por quatro anos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *