Desembargador aposentado é acusado de molestar sexualmente a neta. Ele foi juiz da Infância e Adolescência. Ouça áudios da mãe

Desembargador aposentado é acusado de molestar sexualmente a neta

Desembargador aposentado é acusado de molestar sexualmente a neta. Rafael Romano foi juiz da Infância e da Juventude e relator da Operação Estocolmo, que julgou acusados de pedofilia

O desembargador Rafael Romano, 72, que se aposentou compulsoriamente em 2015, está sendo acusado de pedofilia. A neta, hoje com 15 anos, teria sido molestada sexualmente por ele desde os 7 anos. Ela foi, com a mãe, a advogada Luciana Pires Romano, ao Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM) e fez um relato completo. A mãe, em seguida, passou a percorrer meios de comunicação para reforçar a denúncia.

O Portal do Marcos Santos teve acesso ao depoimento da acusadora. Mas decidiu preservar o nome da menor, MPR. Também procurou o desembargador aposentado, no número que ele usava na ativa (9..88-..65). Até agora não obteve resposta.

Rafael Romano foi, durante 15 anos, juiz da Infância e Juventude de Manaus. Depois, já desembargador, relatou a Operação Estocolmo, deflagrada no dia 23/11/2012. O MPE-AM denunciou 21 pessoas, entre empresários e políticos, por envolvimento com pedofilia e benefícios com prostituição.

 

Fragilidade

A mãe da adolescente de 15 anos disse que os abusos começaram ainda em 2011, quando a menina tinha 7 anos. A criança nunca relatou porque temia a condição de desembargador do avô. “Ela tomou coragem após ter ficado fragilizada numa situação antes do carnaval. Uma amiga minha tentou o suicídio e ela viu caso semelhante na novela. Primeiro fui cuidar da saúde dela. Levei ela num psiquiatra, para dar toda assistência. E agora, de volta a Manaus, fiz a denúncia e espero justiça. Nunca imaginamos passar por uma situação dessas. Sua filha é molestada, abusada, dentro do convívio familiar”, disse a mãe, em entrevista ao Portal do Marcos Santos.

A mãe e a filha moram em Fortaleza, mas têm família em Manaus. Luciana é irmã da promotora da Infância e Adolescência de Manaus, Lilian Stone, casada com o juiz Ronie Frank. Segundo Luciana, há cinco anos mudou da cidade e tinha o ex-sogro como um pai, de frequentar sua casa habitualmente.

A denunciante publicou post no perfil no Facebook, onde relata os abusos e chama o desembargador aposentado de “monstro horroroso”.

 

Leia trecho do post publicado com a denúncia:

“Hoje (…) venho expor a todos o horror q tenho passado nessa semana com o desabafo e o pedido de socorro de minha filha. Ela foi vítima da pior crueldade q uma criança pode passar, um monstro horroroso que na situação de AVÔ PATERNO usou disso p MOLESTAR, ABUSAR das piores formas possíveis da própria neta, dentro de casa, no convívio familiar onde pensamos q nossas crianças estariam em segurança. Sim meus amigos o AVÔ o Desembargador aposentado RAFAEL DE ARAÚJO ROMANO molestava a própria neta ! Um monstro q se dizia honrado, honesto, defensor das crianças, é um PEDÓFILO desgraçado, um monstro q precisa ser tirado da sociedade. Peço a todos vcs q lutem, que clamem justiça por Maria e q orem a Deus por ela!”.

 

Carreira na Justiça e delegad0-geral

Rafael Romano teve atuação em alguns casos polêmicos que envolviam denúncias de exploração sexual infantil. Chegou a declinar da competência para julgar a Operação Estocolmo. Também do julgamento do ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro, denunciado por crimes sexuais contra menores de idade. Ele foi mantido nos dois casos e condenou Adail.

O magistrado foi titular da Vara da Infância e da Juventude por 16 anos. Ele tomou posse como desembargador em 2008, pelo critério de antiguidade, e se aposentou em 2015.

Foi vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em 2014. Formado pela Universidade Federal do Amazonas, Romano foi delegado de polícia e até delegado-geral. Magistrado há mais de 35 anos, atuou nas comarcas de Canutama, Maués e Barreirinha, nas quais também foi juiz eleitoral. Presidiu, como integrante do Tribunal Regional Eleitoral, ainda juiz, as eleições de 1994 e 2000.

Rafael Romano é casado e pai de quatro filhos. Há nove anos, quando assumiu como desembargador, o currículo dele foi publicado. Na página está escrito que ele tinha seis netos.

 

Ouça, abaixo, os áudios de Luciana acusando o ex-sogro:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *