Além de novas tornozeleiras, Seap começa triagem de presos para desativar semiaberto do Compaj

Seap esclarece que os presos não serão liberados todos de uma única vez, ocorrendo antes análise da condição carcerária dos mesmos. Foto: Divulgação

Além do pedido de novas tornozeleiras eletrônicas, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) começou a fazer os procedimentos de triagem de presos do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) para encaminhar os mesmos para análise da Vara de Execução Penal (VEP).

A triagem faz parte das primeiras providências tomadas para cumprir decisão assinada por 10 juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para a desativação do regime semiaberto do Compaj.

Prazos

A partir da triagem serão selecionados os detentos que vão passar do semiaberto para o sistema de monitoramento com tornozeleiras, o que deve acontecer em menos de 20 dias.

O Governo do Amazonas determinou o cumprimento imediato da decisão, providenciando todos os meios necessários para a execução eficiente das medidas decorrentes da decisão.

Hoje, segundo a Seap, o Compaj tem 575 presos no semiaberto e 977 no fechado. Na tarde desta terça-feira (21), a Seap e a Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), fazem apresentação do sistema de monitoramento das tornozeleiras eletrônicas.

Monitoramento

Durante a coletiva, serão dados esclarecimentos técnicos sobre o funcionamento dos equipamentos e das ações das secretarias em casos de violações dos monitorados, assim como uma demonstração do serviço para controle dos apenados que usam tornozeleira eletrônica.

A Seap está implantando as medidas necessárias para que a desativação ocorra da melhor maneira possível, sem prejuízo a segurança da população. Os presos do semiaberto já convivem com a sociedade, pois possuem autorização de trabalho externo.

Ampliação física

Com a superlotação dos presídios da cidade, a estrutura do semiaberto, o terreno, será usado para ampliar a área física do Compaj fechado, duplicando assim o número de vagas existentes no presídio.

Hoje o Estado tem um total de 909 tornozeleiras ativas, com presos monitorados pela central. Os monitorados eletronicamente são acompanhados pela Central de Operações e Controle (COC) do Sistema Penitenciário que está interligada a outras duas centrais: uma em São Paulo, da empresa que fornece a tornozeleira ao Estado do Amazonas, e ao CICC-AM.

Violação

Além do acompanhamento pelas centrais, que estarão monitorando os que utilizam tornozeleira eletrônica, a Seap irá reforçar a equipe operacional que se desloca até a residência dos monitorados quando existe violação do perímetro determinado ou demais infrações.

A secretaria também irá trabalhar com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos para visitas regulares aos monitorados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *