Xerife da FDN será julgado em abril pelo assassinato do delegado Oscar. João Branco estará no banco de réus

Operação Constantinopolis cumpriu mandado de prisão em desfavor de Diego Bruno, que também é réu no famoso caso do delegado Oscar Cardoso. Ele sentará no banco dos réus em abril. João Branco responde pelo mesmo crime. Foto: Divulgação PC-AM

Mesmo preso cumprindo sentença no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Diego Bruno de Souza Moldes, “Diego Nariz”, 31, comandava o tráfico na zona Sul de Manaus com seus soldados, conforme comprovou a Operação Constantinopolis deflagrada hoje (veja mais abaixo).

E não é a primeira vez que ele montou uma organização criminosa para o tráfico de drogas, usando conhecidos, parentes ou namorada para fazer rodar a parte financeira, recebendo, recolhendo e faturando com as drogas. Em 2015 ele já estava na cadeia quando foi desarticulada outro grupo sob seu controle, agindo da mesma forma.

Banco dos réus

Apontado como um dos xerifes da facção criminosa Família do Norte (FDN), “Diego Nariz” sentará mais uma vez no banco dos réus no dia 13 de abril, durante o julgamento do assassinato do delegado da Polícia Civil Oscar Cardodo Filho, ocorrida em março de 2014.

Ele é apontado como um dos atiradores da execução de Cardoso, morto com 18 tiros no bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus.

João Branco

O réu será julgado junto com Marcos Roberto Miranda da Silva, Messias Maia Sodré, e o narcotraficante e líder da FDN, João Pinto Carioca, o João Branco, que também respondem nesse processo. O julgamento acontece na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, no Fórum Ministro Henoch Reis.

A Sentença de Pronúncia foi proferida no dia 2 de fevereiro de 2015 pelo Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus. Fundamentada no art. 413 do Código de Processo Penal, o Juízo julgou procedente a denúncia do Ministério Público.

Torpe e cruel

Os réus estão incursos nas sanções do art. 121, § 2º, I (motivo torpe), III (meio cruel) e IV (recurso de dificultou a defesa do ofendido), c/c art. 288, todos do Código Penal Brasileiro.

Ano passado, os mesmos réus foram a julgamento, mas os advogados abandonaram o plenário no segundo dia. João Branco deve ser ouvido, novamente, por videoconferência. Em 2017 ele ficou em silêncio.

Constantinopolis

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou hoje a operação Constantinopolis, que teve por objetivo desarticular a atividade financeira de uma organização criminosa que atua no bairro Educandos, zona Sul. Durante a ação, cinco pessoas, envolvidas com o tráfico de drogas naquela área de Manaus, foram presas em cumprimento a mandados de prisão preventiva.

Diego Bruno de Souza Moldes, 30, conhecido como “Nariz”; a namorada dele, Deborah Moraes de Carvalho, 30; Douglas Campos de Almeida, 23, o “Pateta”, e Ediomar Pimentel da Silva, 20, chamado de “Eddy”, foram apresentados na Delegacia Geral.

Já o irmão de “Diego Nariz”, Diogo Bruno Moldes Barbosa, 23, o “Neco”, acompanhado de advogado, compareceu espontaneamente na base do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) às 11h de hoje, onde teve o mandado de prisão cumprido.

Coordenação

A operação foi coordenada pelo delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Estado, Antonio Chicre Neto, e pelo diretor do DRCO, delegado Guilherme Torres.

Os trabalhos foram desencadeados com o apoio da Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e contaram com efetivo de policiais civis lotados no DRCO, Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Departamento de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DPM).

As ordens judiciais em nome dos infratores foram expedidas no dia 19 de dezembro de 2017, pelo juiz Julião Lemos Sobral Júnior, da 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *