Guerreiros de selva declaram luto pela morte do tenente Sobreira, um dos pioneiros do Cigs

Guerreiros de selva declaram luto pela morte do tenente Sobreira

Guerreiros de selva declaram luto pela morte do tenente Sobreira, vítima de motorista supostamente alcoolizado, por ele ter sido um dos pioneiros do Cigs. Na foto, ele recebe condecoração do Exército das mãos do coronel Romão, ex-comandante do CMM e depois diretor-geral da Polícia Federal

Guerreiros de selva declaram luto pela morte do tenente Sobreira

Sobreira (à esquerda, destacado pelo portal) em foto histórica de pioneiros do Cigs. Ao fundo, à esquerda, está o coronel Jorge Teixeira, o Teixeirão, ex-prefeito de Manaus e fundador do Centro.

Era uma lenda. Foi uma entidade. Os guerreiros de selva não se cansam de falar no que representou Almir Alencar Sobreira. Ele foi um dos que faleceram no acidente ocorrido na noite de sábado (17/02). Motorista, segundo testemunhas alcoolizado, subiu com o carro na calçada da rua Major Gabriel matando dois e ferindo outro. Um dos mortos era o 2º tenente da reserva Sobreira, de 77 anos.

O velório já está ocorrendo, na funerária Canaã, na rua Major Gabriel. O sepultamento será às 16h30, neste domingo (18/02), no cemitério São João Batista.

“Sobreira integrou equipe de instrução pioneira do Cigs, após ter feito curso de Jungle Expert, nos EUA, em Fort Shermann. Fica na zona do Canal do Panamá. Foi responsável pela formação dos primeiros guerreiros de selva do Brasil. Ajudou, com seu trabalhou, dedicação e exemplo, a construir os alicerces daquela nova organização militar. Ela viria a se tornar, anos depois, um centro de instrução de referência nacional e internacional. E é considerado o melhor centro de guerra na selva do mundo”. A informação é do comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), coronel Nilton de Figueiredo Lampert.

O comandante informa ainda que Sobreira, após cumprir a missão no Cigs, foi transferido para o Colégio Militar de Manaus. “No CMM, ainda jovem, exerceu a função de monitor, sendo exemplo de militar. Tinha retidão, seriedade, honestidade. Era um homem de bem. Contribuiu na formação da personalidade de inúmeros jovens que por lá passaram. Ele era uma entidade. Nós estamos de luto”, disse Lampert.

Guerreiros de selva declaram luto pela morte do tenente Sobreira

Equipe de futebol do Colégio Militar de Manaus. Sobreira, o treinador, está à direita dos jogadores

 

Treinador de futebol

Ainda sargento, já no CMM, Sobreira se tornou treinador de futebol do time do colégio. Só parava o trabalho para receber condecorações. E elas foram inúmeras, como atesta o coronel Menezes, também na reserva do Exército, testemunha da vida do tenente. Foi esse guerreiro pioneiro que, caminhando placidamente na calçada, teve a vida ceifada no acidente de sábado à noite.Guerreiros de selva declaram luto pela morte do tenente Sobreira

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *