Presos da delegacia de Presidente Figueiredo são transferidos para Manaus

O procedimento contou com a participação de agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap para o recambiamento dos internos. Foto: Divulgação

Na tarde de sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou a transferência de seis detentos da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (37ª DIP) de Presidente Figueiredo, município localizado a 117 quilômetros de Manaus, em linha reta, para a capital do Amazonas. Entre os presos transferidos, estão cinco homens e uma mulher.

O procedimento contou com a participação de agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap para o recambiamento dos internos.

Após a chegada das equipes em Manaus, servidores do Cosipe direcionaram a detenta ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), enquanto os presidiários eram encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) da Seap, localizada nas dependências do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no km 8 da rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista). Os presos vão passar pelos procedimentos de triagem e depois serão encaminhados para as unidades que irão cumprir suas penas.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, explica que a transferência foi solicitada pelo juiz da comarca de Presidente Figueiredo, e posteriormente autorizada e determina pela Vara de Execução Penal (VEP) de Manaus. O procedimento seguiu o Provimento nº 309/2017 da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

“No provimento que está em vigor desde junho de 2017, foi determinado que os juízes das comarcas dos municípios onde os presos são custodiados em delegacias de polícia, remetessem à capital apenas presos condenados por no mínimo 8 anos, nos casos de crimes comuns, e 6 anos por crimes hediondos. Na tarde de ontem nossas equipes da Seap cumpriram a determinação da justiça”, explicou Cleitman Coelho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *