Terça, 24 de abril de 2018

Por surgimento de focos, brigada de combate ao caramujo africano chega ao Tarumã

Com mais essa ação, sobe para 14 o número de brigadas formadas em diversas zonas da cidade. Foto: Divulgação

O trabalho de formação de brigadas de combate ao caramujo africano chegou, neste final de semana, à área do Tarumã, na zona Oeste. Essa é uma das estratégias de educação ambiental realizadas, pela Prefeitura de Manaus, para combater a proliferação do molusco.

A equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) esteve na manhã deste sábado, (17) levando a formação para os moradores do Condomínio Porto Marina Tauá, em razão do surgimento de focos.

Com mais essa ação, sobe para 14 o número de brigadas formadas em diversas zonas da cidade, desde o ano passado, quando teve início o projeto, com a participação de mais de 200 brigadistas.

A formação aconteceu no salão de festas do residencial. Eglair Monteiro, diretora pedagógica da Escola Internacional do Amazonas, que fica no interior do condomínio, considerou a iniciativa como uma oportunidade de aprendizado não só para os funcionários como também para professores da escola.

“Já fazíamos um trabalho de limpeza da área da escola e não tínhamos conhecimentos específicos acerca do caramujo africano e suas peculiaridades. A oficina nos proporcionou esse conhecimento e além de podermos propagar as informações, termos a segurança em fazer o combate de forma correta”, afirmou Eglair.

Na última sexta-feira, 16/02, os técnicos da Semmas foram até o Conjunto Mundo Novo, na zona Norte, para a realização de mais uma formação, desta vez na Escola Municipal Nilton Lins. A formação contou com a participação dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram trabalhos de pesquisa sobre o caramujo africano.

A professora Jercilda da Silva, 43, moradora do conjunto, disse que a formação foi um estímulo para os alunos pesquisaram a respeito da espécie. “Tínhamos dúvidas sobre o caramujo africano e decidimos estimular os alunos a pesquisar sobre o assunto para a apresentação dos trabalhos durante a formação, realizada com a participação dos pais dos alunos”, afirmou Jecilda.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, destaca o êxito obtido a partir das formações. “Estamos dando continuidade ao trabalho, porque com o período de chuvas o surgimento de focos do caramujo africano se intensifica. Importante destacar que as ações acontecem mediante demanda da comunidade, que se preocupa em aprender sobre a espécie e como fazer o controle com segurança”, afirma Araújo.

Solicitação brigada

Os interessados em solicitar a formação podem ligar para 3236-8587.

Veja também

Força Tática apreende adolescente com mais de 4,5 kg de drogas no Parque São Pedro Jovem estava vendendo drogas na avenida Fernando Sabino, no Parque São Pedro, quando foi abordada por policiais. Foto: Divulgação Uma adolescente de 17 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas na comunidade Parque São Pedro, antiga invasão da Carbrás, Tarumã, zo...
Foragido do sistema prisional é preso após fazer a “limpa” em apartamento no Tarumã Anderson foi preso com objetos roubados de apartamento no Tarumã. Foto: Divulgação Anderson Nascimento da Silva, 21, foi preso em flagrante por furto a um apartamento no condomínio Alpínia, no Tarumã, zona Oeste, por policiais militares da 20a Companhia Interativa Comuni...
Corpo é encontrado em mata do Tarumã com sinais de execução e tortura O corpo de um homem, que estava com as mãos amarradas, foi encontrado perto da avenida do Turismo nesta sexta. Foto: Divulgação O corpo de um homem, até o momento não identificado, foi encontrado nesta sexta-feira (6), em uma área de mata na rua Jacira Meireles, próximo ...
Construção de trevo entre a Estrada do Tarumã e a Torquato Tapajós vai alterar trânsito na área... Vista aérea do local onde será feita a obra. Foto: Sidney Mendonça/SRMM/Divulgação A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) está anunciando a interdição pelo período de oito meses, a partir da próxima semana, de parte da rotatória situada na confluência entre a e...
Dia da Árvore é comemorado com plantio em Corredor Ecológico no Igarapé do Mindu   Dia da Árvore foi comemorado com plantio de mudas. Foto: Semmas/Divulgação Com uma ação de plantio de mudas frutíferas e florestais, num trecho do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, a Prefeitura de Manaus comemorou nesta quarta-feira, 21/03, o Dia da Árvore na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook