Por surgimento de focos, brigada de combate ao caramujo africano chega ao Tarumã

Com mais essa ação, sobe para 14 o número de brigadas formadas em diversas zonas da cidade. Foto: Divulgação

O trabalho de formação de brigadas de combate ao caramujo africano chegou, neste final de semana, à área do Tarumã, na zona Oeste. Essa é uma das estratégias de educação ambiental realizadas, pela Prefeitura de Manaus, para combater a proliferação do molusco.

A equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) esteve na manhã deste sábado, (17) levando a formação para os moradores do Condomínio Porto Marina Tauá, em razão do surgimento de focos.

Com mais essa ação, sobe para 14 o número de brigadas formadas em diversas zonas da cidade, desde o ano passado, quando teve início o projeto, com a participação de mais de 200 brigadistas.

A formação aconteceu no salão de festas do residencial. Eglair Monteiro, diretora pedagógica da Escola Internacional do Amazonas, que fica no interior do condomínio, considerou a iniciativa como uma oportunidade de aprendizado não só para os funcionários como também para professores da escola.

“Já fazíamos um trabalho de limpeza da área da escola e não tínhamos conhecimentos específicos acerca do caramujo africano e suas peculiaridades. A oficina nos proporcionou esse conhecimento e além de podermos propagar as informações, termos a segurança em fazer o combate de forma correta”, afirmou Eglair.

Na última sexta-feira, 16/02, os técnicos da Semmas foram até o Conjunto Mundo Novo, na zona Norte, para a realização de mais uma formação, desta vez na Escola Municipal Nilton Lins. A formação contou com a participação dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram trabalhos de pesquisa sobre o caramujo africano.

A professora Jercilda da Silva, 43, moradora do conjunto, disse que a formação foi um estímulo para os alunos pesquisaram a respeito da espécie. “Tínhamos dúvidas sobre o caramujo africano e decidimos estimular os alunos a pesquisar sobre o assunto para a apresentação dos trabalhos durante a formação, realizada com a participação dos pais dos alunos”, afirmou Jecilda.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, destaca o êxito obtido a partir das formações. “Estamos dando continuidade ao trabalho, porque com o período de chuvas o surgimento de focos do caramujo africano se intensifica. Importante destacar que as ações acontecem mediante demanda da comunidade, que se preocupa em aprender sobre a espécie e como fazer o controle com segurança”, afirma Araújo.

Solicitação brigada

Os interessados em solicitar a formação podem ligar para 3236-8587.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *