Juan Villa, dono do hospital Prontocord, morre de infarto fulminante

Médico nascido na Espanha tinha o coração amazonense. Ele se formou em Medicina pela Ufam, em 1974. Juan Vila faria uma cirurgia no coração hoje.

O cardiologista, um dos fundadores do Prontocord, espanhol de nascimento e amazonense de coração Juan Vila Beneyto, 75, morreu de um infarto fulminante na madrugada deste sábado (17).

O reconhecido médico passaria por uma cirurgia hoje, para vascularização no coração, mas teve um ataque fatal. Segundo sua esposa, Sandra Maria Marinho Vila, 68, Juan estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital há quatro dias e havia realizado todos os procedimentos para o procedimento cirúrgico de hoje.

Infarto agudo

“Ele sentiu uma dor no peito e entrou em infarto agudo. A equipe médica fez todos os procedimentos e manobras possíveis, mas ele não resistiu”, disse Sandra, acrescentando que sua morte será uma perda irreparável.

Pai de três filhos, todos médicos, Juan Vila tinha tido um mal estar no consultório e no mesmo dia foi internado na UTI. “Ontem estive com ele, ele estava feliz, alegre, esperando a cirurgia. Reunia os funcionários para tranquilizar a todos. Infelizmente o infarto foi fatal”.

O casal estava junto há 50 anos, entre casamento e namoro. Fundador do Prontocord, Juan Vila se formou em Medicina em 1974 pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Esporte

Um dos pontos fortes de sua personalidade era a paixão pelo esporte, tendo muitos esportistas amigos. Ele torcia pelo Fast e tinha muitos atletas e dirigentes amigos na natação. Juan Vila era filho de cardiologista.

O velório será realizado a partir das 9h30, na funerária Canaã, na rua Major Gabriel.

Saúde pública

Em uma das entrevistas ao Portal Marcos Santos, Juan se mostrava espantado com as notícias sobre o médico Mouhamad Moustafá.

Acusado de comandar um esquema de desvio de recursos da saúde, ele procurou o Prontocord ao chegar a Manaus. Era intensivista do Exército. Começou a trabalhar na UTI do hospital de Juan Villa.

E os sócios ficaram tão entusiasmados com a dedicação empregada que não hesitaram em arrendar a UTI para ele.
Foi nesse trabalho, como chefe e arrendatário da UTI do Protocord, que Mouhamad criou os primeiros laços políticos no Estado.

“Onde esse rapaz foi se meter. Com tanto futuro pela frente e tanta energia para ganhar dinheiro honesto, como foi fazer tanta bobagem?”, lamentava Juan.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meus pêsames a família do dr. Juan Vila, há pouco mais de ano foi exponencial na minha cirurgia cardiovascular. E não conseguiram salvá-lo!!! Mas fica a minha gratidão pelo que fez por mim, aos filhos que me acompanharam no protocolo.

  2. Eliete Benoliel Oliveira disse:

    Estou muito triste! Dr. Juan Villa, salvou a vida da minha mãe, que deu entrada na UTI de seu hospital em estado gravíssimo de insuficiência respiratória e um quadro clínico cardiológico delicadíssimo. Mais graças a Deus! Minha irmã mais velha, juntamente com a minha irmã mais nova a levaram no lugar certo e a entregaram para o cardiologista certo!! E a soma desses acertos controbuiram para o Dr. Juan mais uma vez colocar em prática o que mais ele devia fazer! SALVAR VIDAS!!! Até o último dia da minha vida, todos os dias vou dizer MUITO OBRIGADO DR. JUAN VILLA? Seu hospital agora será o reino de DEUS!! ???

  3. Vera Carvalho disse:

    Fiquei surpresa hoje, dia 14 de março com a noticia do falecimento do drm Juan Villa. Apresento meus sentimentos à família do Dr. Juan especialmente a Sandra, sua esposa e filhos. Que Deus o receba na Glória e de confirmação à sua família. Descanse em paz.