Em operação, quadrilha é presa com drogas e adolescente apreendido em Nova Airão

 

Operação Novo Airão Seguro cumpriu mandados de prisão e busca hoje na cidade, principalmente por crimes relacionados a tráfico de drogas. Fotos: Divulgação PC-AM

João Batista Felix de Castro, 34, conhecido como “Diego”, e Ionata dos Santos Magalhães, 19, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Marcos dos Santos Souza, 18, o “Paquinha”; José Nildo dos Santos, 25, e Valcirlei dos Santos Souza, 20, chamado de “Pretinho”, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. “Pretinho” ainda tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por latrocínio.

As prisões foram feitas nesta sexta-feira (16), durante a Operação Novo Airão Seguro, deflagrada pela Polícia Civil na cidade.

Integrado

Participaram da ação os delegados Mateus Moreira, Demetrius Queiroz e Gláucio Oliveira, diretor, diretor-ajunto e titular, respectivamente, do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e 77ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Novo Airão.

O objetivo era cumprir 5 mandados de busca e apreensão, que resultou nas prisões, em flagrante, de cinco pessoas e na apreensão de um adolescente de 16 anos, naquele município (distante 115 quilômetros de Manaus).

As diligências contaram com o apoio de servidores lotados na Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); policiais militares que atuam no 6º Grupamento de Polícia Militar (GPM), sob a coordenação do tenente Ladislau Neto, lotados em Novo Airão, e também integrantes da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da PM.

Mandados judiciais

De acordo com o diretor do DPI, os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz Celso Souza de Paula, da Comarca de Novo Airão.

“Durante o cumprimento das ordens judiciais nos deparamos com as situações de flagrante dos cinco indivíduos e, ainda, apreendemos um adolescente de 16 anos, que responderá por ato infracional análogo aos crimes de porte ilegal de munição de uso permitido e porte de entorpecente para consumo próprio”, declarou.

Drogas

Conforme Mateus Moreira, os policiais apreenderam, ao longo da ação, 55 trouxinhas de maconha do tipo skunk, 13 trouxinhas de oxi, quatro trouxinhas de cocaína, uma porção de cocaína, uma pedra de oxi, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares, R$ 845 em espécie e, com o adolescente, duas munições não deflagradas de calibre 20 e 32, juntamente com uma trouxinha de maconha do tipo skunk.

Demetrius Queiroz destacou a integração das forças policiais para coibir práticas criminosas no interior do Estado. “A ação ocorreu com êxito total. É de determinação do delegado-geral, Mariolino Brito, e do delegado-geral adjunto, Antonio Chicre Neto, uma atenção maior para os municípios do Amazonas”, argumentou.

Levantamento de áreas vermelhas

“Há dois meses o DRCO tem trocado informações com a polícia local sobre o levantamento das bocadas de fumo e áreas vermelhas da cidade, além do planejamento operacional, o que resultou no sucesso da missão”, disse o diretor e delegado do DRCO, Guilherme Torres.

Ao término dos procedimentos cabíveis na 77ª DIP, João, José, Ionata, Marcos, Valcirlei e o adolescente irã permanecer na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *