Tentativa de invasão na bocada de “Tio Patinhas”, último reduto de Mano G, da FDN, teve até tiro de fuzil

Polícia ainda procura suspeitos de envolvimento na chacina no campo do Compensão, que terminou com seis mortes. Crime tem ligação entre disputa pelo comando do tráfico entre Mano G e Zé Roberto, da FDN. Foto: Arquivo

Mais um episódio da disputa pelo comando do tráfico de drogas, envolvendo homens ligados aos líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN), ocorreu neste Carnaval, com a tentativa de invasão da chamada bocada do “Tio Patinhas”.

“Tio Patinhas” é um dos operadores de Gelson Carnaúba, o Mano G, hoje o braço mais fraco da FDN, apesar de ser um dos fundadores da organização, ao lado de José Roberto Fernandes, o Zé Roberto da Compensa.

Fuzil

Na última terça-feira (13), a polícia registrou tiros, inclusive de fuzil, na bocada do “Tio Patinhas”, no Mutirão, na zona Norte, nas proximidades da Pemaza. Ninguém foi preso ou ficou ferido.

O operador de Mano G, que já foi preso com cinco pistolas, um fuzil e bananas de dinamite, está em liberdade. Mora fora de Manaus e, usando o WhatsApp, dá as ordens para o grupo de Carnaúba. Ele foi citado como um dos envolvidos na chacina da Compensa, ocorrida em dezembro do ano passado.

Chacina

Uma força tarefa da segurança pública criada para investigar as seis mortes ocorridas no campo da Compensa chegou a pelo menos 15 suspeitos.

O crime aconteceu em 12 de dezembro de 2017 e os protagonistas foram identificados. Um deles, Janson da Costa Pimenta, 29, “Jabá”, ferido, fugiu do SPA Juventina Dias e foi preso no dia seguinte. O outro, Andrei de Souza Guabiraba, 35, o “Buiú”, está sendo caçado com outros 14 suspeitos.

“Jabá”, que seria comandante (“frente”) de Luciano da Silva Barbosa, teria liderado um grupo encarregado de matar “Buiú”. Luciano é filho de Zé Roberto da Compensa. Buiú é tido como sucessor de Ramerson Albuquerque de Oliveira, o “Gogonha”, assassinado em 4 de novembro do ano passado. Seria o novo líder do tráfico de drogas na Praça 14.

Alvos

“Jabá” foi informado que “Buiú” estava na rua General Glicério, Cachoeirinha. Acabou matando o Buiú errado, um pequeno traficante e usuário de drogas conhecido na área e parecido com o alvo. O alvo verdadeiro estava numa via paralela, o beco Duque de Caxias, e escapou da “tropa”.

Avisado pelos usuários, “Buiú” ligou para o “Tio Patinhas”, que deu carta branca para reagir à tentativa de assassinato.

Ele reuniu um grupo e partiu para a Compensa. Terça-feira é o dia em que os veteranos do Compensão treinam com os jovens do T5 Jamaica. Compensão, time de Zé Roberto, foi campeão do Peladão, em 2006 e 2008, e chegou a se profissionalizar em 2009. O T5 Jamaica, time de Luciano, o filho do fundador da FDN, é o atual campeão da competição.

A polícia já sabe que “Buiú” e os demais atiradores estavam em quatro carros e duas motos. Estimam que pelo menos 15 efetuaram os disparos que mataram seis e feriram 15.

“Frentes” mortos

“Buiú” conseguiu matar dois nomes importantes do grupo de Zé Roberto, que trabalhavam para Luciano. Ronaldo Oliveira, o Koreia, um dos “frentes” (líderes) de Luciano, e Michael de Sena Passos. O último era “olheiro” de Luciano para encontrar jogadores. Foi condenado por roubo e tráfico de drogas e ainda cumpria pena em regime semiaberto.

Caçada

A força tarefa, com policiais civis e militares, trabalha para encontrar “Buiú” e os outros atiradores. E buscam evidências que possam levar Luciano, “Tio Patinhas” e outros enredados a novas condenações.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. J.V do trem bala disse:

    C.V RL FDN Tudo 2 Não passa nada