Seduc inicia ano letivo e anuncia concurso com 8 mil vagas

Ano letivo foi aberto oficialmente hoje e durante evento foi anunciado concurso para 8.200 vagas, com edital a ser lançado em março. Há vagas para professores, técnicos e agentes em todos os municípios. Foto: Divulgação

Com o anúncio de 8.200 vagas para concurso público, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), abriu oficialmente, nesta quinta-feira (15), o ano letivo da rede pública estadual em 2018.

O edital do certame está previsto para ser lançado no mês de março, com vagas para professores, técnicos e agentes administrativos em todos os municípios do interior.

Ações

A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), na sede da Seduc, no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus.

O evento foi marcado pela presença do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, professor Lourenço Braga, que na ocasião anunciou várias ações previstas para esse ano.

Dentre as ações previstas, o secretário estadual anunciou investimentos na capacitação dos professores da rede. “Não se faz educação sem professor competente na sala de aula. Nós precisamos dar aos nossos professores uma qualificação que os atualize em didática, em metodologia do ensino, em pedagogia e no conhecimento das disciplinas com que cada um trabalha“, explicou.

Livros didáticos

Outro investimento da secretaria para este ano será a elaboração de um projeto que permita a produção dos livros didáticos que serão utilizados pelos professores da rede estadual.

“Nós vamos resgatar o que já houve antigamente, que eram os nossos técnicos e os nossos professores universitários produzindo os nossos livros. Não temos nada contra a produção de livros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará. Os livros todos que o Amazonas recebe são de muito boa qualidade, mas nós precisamos regionalizar um pouco o conhecimento que queremos transmitir aos nossos estudantes”, informou o titular da Seduc.

Qualificação

O secretario Lourenço Braga reiterou o compromisso com os servidores do magistério e confirmou o enquadramento para os profissionais que estão qualificados.

“Nós vamos, com todo o empenho pessoal do governador Amazonino Mendes de realizar o enquadramento de todos os professores que estão qualificados desde 2014 e na espera, dependendo da confirmação. Precisamos olhar pra educação com seriedade. Quem tem direito ao enquadramento, vai ter! Esse é o nosso dever”, enfatizou, ao confirmar, também, a data-base para o mês de março.

Ações:

1. Projeto Amazonas Didático: o projeto regionalizará a elaboração dos livros didáticos que serão utilizados na rede estadual;
2. Projeto Qualificar: cursos de especialização para professores, gestores, secretários de escola e servidores administrativos, além de mestrado em educação. O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.
3. Projeto Conectar: irá garantir o acesso de 60 mil estudantes por meio da ferramenta Google Education em 80 escolas de todos os municípios do Amazonas, em algumas aldeias indígenas e áreas de preservação ambiental;
4. Projeto de preparação de alunos para o vestibular e Enem: alunos da 2a e 3a séries do Ensino Médio terão acesso a aulas preparatórias para o vestibular. O projeto-piloto inicia a partir de maio deste ano;
5. Projeto Reescrever: Em parceria com o Instituto Paulo Freire, a partir de junho, a Seduc pretende alfabetizar 36 mil pessoas no interior do Amazonas.
6. Concurso público com 8.200 vagas para professores, técnicos e auxiliares administrativos em todos os municípios do interior;
7. Criação de uma comissão incumbida de atualizar o estatuto do magistério, atendendo aos anseios atuais da classe dos professores;
8. A Seduc anunciou ainda a disponibilização de auxílio alimentação a todos os servidores a partir de abril;
9. Enquadramento de todos os professores;
10. O Governo do Estado vai cumprir a data base da educação.

Ano letivo

Do total de alunos matriculados nas escolas estaduais, 232.159 são para as unidades de ensino da capital e 214.572 para as unidades do interior. Os estudantes estão matriculados nas modalidades de ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio (1º ao 3º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as escolas de tempo integral.

Iniciando nesta quinta-feira e com término previsto para o dia 17 de dezembro, o ano letivo 2018 terá 200 dias letivos de atividades.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *