Policiais do DRCO passam por treinamento sobre interceptação telefônica

Ao longo do curso foram repassados aos policiais noções de legislação e conceitos, como a diferença de quebra de dados e quebra de sigilo. Fotos: Erlon Rodrigues/ PC-AM

Policiais civis lotados no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) participaram ao longo desta quinta-feira (15) do Curso de Introdução à Análise de Dados de Interceptação Telefônica, direcionado à equipe.

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Mariolino Brito, e a delegada Geórgia Cavalcanti, diretora do Campus de Ensino 2, além do delegado Aquiles dos Santos Andrade, do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), prestigiaram a abertura da capacitação, às 8h, no Auditório José Elcy Barroso Braga, no prédio da Delegacia Geral, zona Centro-Oeste.

O treinamento seguiu até 15h30 e contou com as participações do diretor e do diretor-adjunto do DRCO, delegados Guilherme Torres e Demetrius Queiroz, respectivamente.

Comunicação e prática

De acordo com o diretor do DRCO, o curso teve por objetivo alinhar ainda mais a comunicação entre os setores do departamento.

“Precisamos aperfeiçoar a troca de informações entre os policiais lotados no DRCO, em especial os analistas e os policiais de operações. Esse treinamento é para alinhar as atividades dentro do departamento, porque a análise é o coração do DRCO, é onde se concentra todo o trabalho. Precisamos que o mecanismo de busca, investigação e análise de dados de interceptação falem a mesma linguagem”, comentou.

Multiplicadores

Conforme Torres, o treinamento foi ministrado pelos investigadores Sérgio Fabrício da Silva, Fernando Cavalcante Barbosa e Ana Marlise Pantoja dos Anjos, que atuam como analistas do DRCO que, segundo o diretor do departamento, são experientes nas atividades abordadas e capacitados para formar multiplicadores na área.

Ao longo do curso foram repassados aos policiais civis do departamento noções de legislação e conceitos, como a diferença de quebra de dados e quebra de sigilo, hipóteses de cabimento, procedimento, prazo, sigilo, crime e a diferença entre interceptação, escuta, gravação telefônica e interceptação, escuta e gravação ambiental.

Conceitos de interceptação

Os policiais também receberam conceitos de ferramentas de acesso, abordando os fundamentos de alvos, um e mais interlocutores, filtros de pesquisa, mídias com áudio e mensagens à Justiça; Estação Rádio Bases (ERBs), definição, como funciona, extrato de linha telefônica, tempo de resposta das operadoras ao consultante, rastreamento de alvos e coordenadas de programa de ERBs; além de técnicas de formas de pesquisas, como os alvos, relatórios.

A escrivã Stelyane Salvador, lotada no DRCO, destacou a importância da realização do treinamento para os policiais que atuam no departamento.

“Especificamente no DRCO, nós trabalhamos muito com esse tipo de investigação criminal. É o início da investigação. Com isso, temos a visão do analista, nos casos das medidas cautelares, desde o início da investigação até quando chega no cartório. Então, essa capacitação é de extrema relevância para entendermos todos os mecanismos de uma investigação”, disse.

Ao final da capacitação, os participantes receberam certificados de conclusão do curso, reconhecido pelo Iesp.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *