Quedas já representam 56% dos atendimentos do período carnavalesco

Na Segunda-Feira de Carnaval, os traumas consequentes de quedas continuaram liderando as ocorrências nos prontos-socorros, chegando a 155 casos. Na sexta, sábado e domingo, somaram mais 450 casos desses acidentes. Foto: Divulgação

Em quatro dias de Carnaval (de sexta-feira até a segunda-feira), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) registrou um total de 1.112 atendimentos, nas unidades de urgência e emergência, para casos de acidentes de trânsito, lesões por arma de fogo e arma branca e quedas, ocorrências típicas do período.

O maior número é o de quedas e já representa 56% desse tipo de atendimento. No total, os quatro maiores hospitais e prontos-socorros de Manaus (HPS 28 de Agosto, HPS Doutor João Lúcio, HPS Platão Araújo e HPS Zona Norte) registraram, em média, cerca de 8,7 mil atendimentos nos quatro dias.

Nos números estão, além de acidentes e lesões típicos do período, os casos de viroses, gripes, traumas diversos, problemas cardíacos e demais ocorrências de urgência e emergência.

Ação integrada

Para o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, o fim de semana foi considerado tranquilo. “O Governo do Estado preparou uma ação integrada para o Carnaval, que vem dando bons resultados. O fim de semana e feriado, no âmbito da saúde, podem ser considerados tranquilos”, ressaltou.

Na Segunda-Feira de Carnaval, os traumas consequentes de quedas continuaram liderando as ocorrências nos prontos-socorros, chegando a 155 casos. Na sexta, sábado e domingo, somaram mais 450 casos desses acidentes. No total, são 628 casos de quedas durante o período de 4 dias.

Os acidentes envolvendo moto ou carro levaram 61 pacientes aos prontos-socorros na segunda-feira (12). Entre sexta-feira (09) e domingo (11), foram 276 pessoas lesionadas em acidentes de trânsito.

Agressão física

Durante os quatro dias, foram registrados 89 casos de atendimento em vítimas de agressão física. Somente na segunda, foram 24 casos. Para casos de queimadura, foram registrados 23 atendimentos durante o fim de semana e o primeiro dia do feriado prolongado.

Com relação a feridos por arma de fogo, na segunda-feira, foram 4 casos. Durante o fim de semana, o número de atendimentos para ferimentos de arma de fogo chegou a 19. Já os ferimentos de arma branca somaram 65 ocorrências, sendo 17 somente na segunda-feira.

Violência

A diretora do HPS 28 de Agosto, Cláudia Teixeira, destaca uma redução nos casos mais frequentes de ocorrências em períodos de grandes festas.

“Feriados como o Carnaval e outras grandes festas costumam ser desafiadores, com muitos registros de acidentes por falta do cumprimento da Lei Seca, ferimentos por arma de fogo e armas brancas, e outras formas de violência. Felizmente, isto não vem se repetindo neste carnaval e esperamos que continue assim”, declarou.

Leitos

Para melhorar os atendimentos de urgência e emergência no feriado, a Susam transferiu pacientes que estavam nos prontos-socorros para leitos de retaguarda abertos pela secretaria. Ao todo, foram 49 pacientes transferidos entre a sexta e o sábado de Carnaval.

Na sexta-feira, foram abertos 47 novos leitos no Hospital da Fundação Adriano Jorge, que se somaram a mais 45 na Beneficente Portuguesa e outros 56 no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte.

O objetivo da secretaria com a ação é aliviar a lotação nos prontos-socorros, principalmente neste período de Carnaval. A medida surtiu efeito.

Reforço

Além da abertura de novos leitos de retaguarda em hospitais da rede, a Susam reforçou o atendimento nas grandes unidades, SPAs e até maternidades, com abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares.

Na manhã de sábado, o secretário Estadual de Saúde, Francisco Deodato, inspecionou as três principais unidades de urgência e emergência da capital – os prontos-socorros 28 de Agosto, na zona centro-sul, Platão Araújo e João Lúcio Machado, na zona Leste, para conferir a estrutura das unidades que estão funcionando seguindo o esquema especial montado pela Susam para o feriado de Carnaval.

Urgência

Segundo Deodato, tudo está funcionando conforme o planejado. “Estamos com as três grandes unidades de urgência prontas para atender às pessoas. Obviamente, esperamos que não seja necessário, pedindo a elas que se divirtam com tranquilidade, que evitem os excessos, mas, se for necessário, nos estamos prontos para isso”, disse Deodato, ao ressaltar que a determinação do governador Amazonino Mendes foi de que o atendimento ocorra de forma tranquila.

Além dos três prontos-socorros visitados, explica Deodato, também houve reforço na rede de prontos-socorros infantis e de Serviço de Pronto Atendimento (SPAs), que estão dando suporte às unidades maiores.

“Todas as demais unidades que compõem a rede de urgência e emergência foram reforçadas com equipamento, com abastecimento de produto, com fluxo pronto e especial para atender as pessoas no Carnaval”, ressaltou o secretário.

Sambódromo

A equipe da Susam que trabalhou nos dois dias de desfiles das escolas de samba de Manaus, no Sambódromo, realizou 30 atendimentos. Em oito deles, foi preciso remover as vítimas para prontos-socorros ou SPA. Nenhum dos casos foi de gravidade.

Na segunda-feira, no Carnaboi, o posto realizou 9 atendimentos médicos de baixa complexidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *