População contou com serviços do Governo durante o Carnaboi

Quem chegou ao Sambódromo, desde o primeiro dia desfile das escolas de samba até a edição do Carnaboi, se deparou com as equipes de saúde, assistência social e da Secretaria da Mulher. Foto: Divulgação Secom

De volta ao Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, após três anos, a 18ª edição do Carnaboi, o “Carnaval com o nosso ritmo”, contou com a integração das secretarias estaduais em uma série de serviços disponibilizados aos mais de 30 mil brincantes, conforme dados do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O Governo do Estado ofereceu serviços de saúde com um posto médico no sambódromo; de segurança, com policiamento reforçado; campanhas de proteção às crianças, adolescentes e mulheres, ouvidoria; e atendimento ao turista.

De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, por determinação do governador Amazonino Mendes, o amante do boi bumbá pôde brincar com segurança durante toda a festa. Ele ressaltou a importância do resgate do evento pelo Governo do Estado. “O Carnaboi é um evento marcante para a cidade de Manaus. Lamentavelmente durante alguns foi abandonado e uma parte do Carnaval se entristeceu. A alegria voltou exatamente com o Amazonino, seja aqui pelo Carnaval, ou pelas ruas e avenidas. É uma festa excelente, bem estruturada. O povo que está chegando aqui encontra um ambiente com absoluta segurança e alegria”, comentou o vice-governador.

O secretário de Cultura, Denilson Novo, ressaltou que o trabalho desenvolvido pela SEC e pela Amazonastur resgatou e devolveu a festa aos apaixonados pelo ritmo do boi bumbá. “Esse é um grande resgate que nós estamos fazendo desse ritmo que é a cara do Amazonas, o ritmo da toada. É o resgate dessa festa que ganhou muita popularidade no meio do Carnaval, o Carnaboi, que durante um tempo foi deixado de escanteio, e nós estamos fazendo esse trabalho, Secretaria de Cultura, Amazonastur, para que nós possamos revigorar o Carnaboi e potencializar cada vez mais essa festa que tem o nosso ritmo e a nossa cara”, destacou Denilson.

Campanhas 

Quem chegou ao Sambódromo, desde o primeiro dia desfile das escolas de samba até a edição do Carnaboi, se deparou com as equipes de saúde, assistência social e da Secretaria da Mulher, em campanhas contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), violência contra a mulher e a exploração de crianças e adolescentes.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, por determinação do governador Amazonino, o Governo do Estado, por meio da Seas, percorreu diversas bandas na capital para informar sobre os direitos da criança e do adolescente. A ação contou com o apoio da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Alzira Melo Costa.

“Nós estamos acompanhando as maiores bandas, os dois momentos no Sambódromo com Carnaval e Carnaboi, fazendo essa campanha que é proteger e garantir os direitos da criança e do adolescente. E também fazendo cumprir a portaria 001, do Juizado da Infância e da Juventude, onde diz que crianças de até 5 anos não podem adentrar qualquer evento público carnavalesco. E de 5 a 12 anos somente acompanhado dos seus responsáveis legais com comprovação”, informou a secretária, ressaltando sobre a importância da prevenção. “Nós não podemos desviar o olhar. Temos que denunciar. Graças a Deus, essa campanha tem acontecido, a população entendido e a imprensa divulgado. Esse momento é de cultura, de alegria. Mas nós temos que trabalhar com essa alegria, sem violar os direitos da criança e do adolescente”, finalizou.

Conscientização 

E para chamar atenção sobre os direitos da mulher, um grupo feminino percorreu o Sambódromo com placas chamando a atenção do público contra o assédio às mulheres. Segundo a secretária executiva da Mulher, Viviane Fernandes, a ação visa combater todo tipo de violência e assédio contra a mulher, principalmente, no período carnavalesco.

“Nosso papel é contra a não violação dos direitos da mulher. E no Carnaval nós sabemos que há um assédio muito grande, uma violação dos direitos na questão das vestimentas, na forma como se fantasiam. A mulher quando bebe fica vulnerável. Nós temos vários boletins de ocorrência em casos de Carnaval, porque quando a mulher bebe, o homem acha que pode passar a mão, que pode chegar junto e não pode. Nós estamos aqui para dizer que não é não e vamos combater a violência contra a mulher em todos os seus eixos, não só no Carnaval, mas em 365 dias por ano”, asseverou a secretária.

Cidadão – E de olho no bom serviço e atendimento à população, uma equipe da Controladoria Geral do Estado (CGE) montou base no Sambódromo para verificar como o brincante estava sendo tratado. Conforme a diretoria do Departamento de Transparência do órgão, Daniela Holanda, a Controladoria, através da Subcontroladoria de Ouvidoria, apresentou no Sambódromo os sistemas E-Ouv, e E-SIC, na busca de ouvir as demandas do cidadão e encaminhar as soluções.

“E estamos informando ainda a novidade, o nosso WhatsApp, em que a gente pode receber manifestações, pedidos, denúncias, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número 92-984808446. A gente recebe a denúncia, passa para o sistema e o cidadão tem a resposta que ele solicitou”, disse a diretora.

Veja também

Quer aprender as técnicas de História em Quadrinhos e Cartum com roteirista da ‘Turma da Mônic... O Romahs, que trabalha em parceria com o Mauricio de Sousa Produções, em publicações como “A Turma da Mônica Jovem”. Foto: DivulgaçãoEm 2018, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro contará, pela primeira vez, com o curso de História em Quadrinhos e Cartum. O curso s...
Com performances e bate-papo, Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’ serão lançadas neste domingo... Haverá ainda uma conversa com Luna Rabeci, presidente nacional da Frente Mulher do Hip Hop Brasileiro; e uma apresentação do grupo de rap feminino Mulheres In Rima. Foto: DivulgaçãoNeste domingo (25), acontecerá a abertura das Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’, promovida...
Clínica-escola de Odontologia abre triagem para oferta de tratamento gratuito à comunidade   A Clínica de Odontologia da Uninorte realiza a partir de segunda-feira (26) até sábado (03), triagem para tratamento odontológico, em pessoas que necessitem de procedimentos como restauração, canal, cirurgias e próteses. Os interessados devem comparecer à Clínica, que func...
Ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido terão apoio do Governo do Amazonas Os tradicionais ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido, realizados em Manaus pelos Movimentos Marujada e Amigos do Garantido, vão contar com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). A parceria foi fechada na sexta-feira (23/...
Jovem envolvido em homicídio de líder comunitária, ocorrido em 2016 é preso   Ronildo Trovão Belém, de 20 anos, conhecido como “Diamante”, foi preso na quinta-feira (22), envolvido na morte da líder comunitária Rosenira Soares de Souza, ocorrido no dia 27 de julho de 2016, na comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *