Cidades no AM recebem orientação contra riscos de contaminação do açaí pela Doença de Chagas

O grupo decidiu ainda durante a reunião, nivelar informações técnicas com todas as entidades para que a agência elabore uma ação de educação sanitária voltada para o processamento do açaí. Foto: Reprodução Internet

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) deu início a ações para reduzir os riscos de contaminação no processamento do açaí no Amazonas. A ação ocorre após a ocorrência de dez casos da Doença de Chagas no estado.

As estratégias foram debatidas junto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam) e Superintendência Federal de Agricultura (Sfa-AM).

De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz, o foco é orientar técnicos para que eles possam repassar informações aos produtores e batedores de açaí, para que os riscos de contaminação possam ser reduzidos, em particular a doença de Chagas acometido pelo inseto popularmente conhecido como barbeiro.

O grupo decidiu ainda durante a reunião, nivelar informações técnicas com todas as entidades para que a agência elabore uma ação de educação sanitária voltada para o processamento do açaí.

Municípios

Segundo Sergio Muniz, inicialmente este trabalho será executado nos municípios que mais produzem o açaí, como Codajás, Canutama, Humaitá, Tefé, Manacapuru, Anori, Coari e Lábrea. Estes são os municípios do Amazonas que mais possuem a alta concentração de batedeiras de açaí cadastradas no Amazonas.

A medida orientativa será executada após comprovação, por meio de análises laboratoriais, a presença do parasita Trypanossoma cruzi, na amostra de açaí consumida pela família que contraiu Doença de Chagas, no município de Lábrea.

Confirmação

De acordo com as análises laboratoriais essa é a primeira vez que é comprovada cientificamente a presença do parasita no alimento. Antes, a comprovação era feita por associação, ou seja, apenas por suposições. A confirmação foi realizada por meio da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgãos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Orientação

O material da ação de educação sanitária será para orientar a todos desde a recepção e armazenagem dos frutos, inspeção visual, primeira lavagem, segunda lavagem/sanitização, terceira lavagem ou enxague, o branqueamento, amolecimento, resfriamento dos frutos e despolpamento.

Esse entendimento de todos os órgãos é uma recomendação do governador Amazonino Mendes e o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), José Aparecido dos Santos, para que todas as entidades se completem e integrem fechando toda a cadeia produtiva do produtor ao consumidor.

Veja também

Quer aprender as técnicas de História em Quadrinhos e Cartum com roteirista da ‘Turma da Mônic... O Romahs, que trabalha em parceria com o Mauricio de Sousa Produções, em publicações como “A Turma da Mônica Jovem”. Foto: DivulgaçãoEm 2018, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro contará, pela primeira vez, com o curso de História em Quadrinhos e Cartum. O curso s...
Com performances e bate-papo, Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’ serão lançadas neste domingo... Haverá ainda uma conversa com Luna Rabeci, presidente nacional da Frente Mulher do Hip Hop Brasileiro; e uma apresentação do grupo de rap feminino Mulheres In Rima. Foto: DivulgaçãoNeste domingo (25), acontecerá a abertura das Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’, promovida...
Clínica-escola de Odontologia abre triagem para oferta de tratamento gratuito à comunidade   A Clínica de Odontologia da Uninorte realiza a partir de segunda-feira (26) até sábado (03), triagem para tratamento odontológico, em pessoas que necessitem de procedimentos como restauração, canal, cirurgias e próteses. Os interessados devem comparecer à Clínica, que func...
Ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido terão apoio do Governo do Amazonas Os tradicionais ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido, realizados em Manaus pelos Movimentos Marujada e Amigos do Garantido, vão contar com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). A parceria foi fechada na sexta-feira (23/...
Jovem envolvido em homicídio de líder comunitária, ocorrido em 2016 é preso   Ronildo Trovão Belém, de 20 anos, conhecido como “Diamante”, foi preso na quinta-feira (22), envolvido na morte da líder comunitária Rosenira Soares de Souza, ocorrido no dia 27 de julho de 2016, na comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *