Tricampeã do Carnaval de Manaus, Reino Unido fez homenagem aos professores

Tricampeã do Carnaval de Manaus. Foto: David Batista

O desfile das oito escolas do grupo Especial do Carnaval de Manaus 2018, foi realizado no último sábado (10), e a grande campeã foi a Reino Unido da Liberdade, com total de 178.30 pontos, anunciada na tarde desta segunda-feira (12),  no Centro de Convenções Sambódromo, zona Centro-Oeste da cidade. Em segundo lugar, com 177.70 ficou a Vila da Barra e em terceiro, a Unidos do Alvorada, com 176.50.

Com homenagem aos professores, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade levou para avenida o enredo “Ao Mestre com Carinho, na Escola da Vida Eu Sou o Professor”, que reverenciou os mestres mostrando os valores desses profissionais essenciais na formação do ser humano.

Ao todo a escola acumula agora 12 títulos de campeã. Com cerca de 4.500 componentes, a Reino Unido foi a quinta escola a entrar na avenida e teve 31 alas, 3 carros alegóricos e 1 módulo.

Confira a galeria de fotos:

Um dos destaques da escola foi a ala de surdos, que contou com 60 componentes que entoaram os versos do samba-enredo na linguagem de sinais. A ideia da ala surgiu em 2016, quando a escola abordou o tema de comunicações no samba-enredo.

A tricampeã Reino Unido da Liberdade levou o título nos dois últimos anos: em 2017 com o tema “No Reino das fontes de vida, o Morro em movimento sustentável faz a diferença”, e em 2016 com o tema “Na arte de se comunicar, vem meu Reino encantar” – neste mesmo ano, o título de campeã foi dividido com a G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida.

 

2º Lugar

Vila da Barra em segundo ano no grupo Especial garantiu o 2º lugar. Foto: David Batista

Surpreendendo as favoritas, a Escola de Samba Vila da Barra, que participou pelo 2º ano no Grupo Especial conquistou a segunda posição.  A agremiação é do bairro da Compensa, na zona Oeste e defendeu o enredo “ O Grito”, abordando o tema desde a Independência do Brasil por Dom Pedro I, ao da Amazônia.

3º lugar

Fotos: Ricardo Oliveira/ Especial PMS

Unidos do Alvorada foi a sétima escola a entrar na avenida e entrou com o samba-enredo “Purus de Filhos Guerreiros”. A escola de samba desfilou com 18 alas, 3 carros alegóricos e 4 tripés. Ao todo, foram cerca de 3.000 brincantes na avenida. O compositor Betinho Filho levou o enredo que abordou a riqueza da região do Purus desde os primórdios até a chegada da família de Adjuto Afonso, homenageado da escola.

Grupos de acesso

Após uma acirrada apuração entre as escolas dos Grupos de Acesso A, B e C, o corpo de jurados divulgou as três grandes campeãs, respectivamente Primos da Ilha, Coroado e Tradição Leste.

Com 174.9 pontos, a escola de samba Tradição Leste, além de ser a grande a campeã do Grupo C no Carnaval da cidade subir para o Grupo B. A agremiação havia vencido em 2008 e em 2009 foi vice-campeã. A “Legião dos Bambas” foi, neste ano, a vice campeã. A escola já foi campeã do grupo B e em 2012 foi vice-campeã do Grupo de Acesso C.

Em terceiro lugar ficou a agremiação ‘Gaviões do Parque’. A Mocidade Independente do Coroado foi a campeã do Grupo de Acesso B em Manaus. A campeã consagrou-se com 177.6 pontos e conquistou o bicampeonato. O enredo ‘Uma nova história e uma nova era: Rio Preto da Eva’, fez uma homenagem ao município que deu o nome ao tema e está localizado a 57 km de Manaus.

Bruna Chagas

Reportagem e edição

Veja também

Quer aprender as técnicas de História em Quadrinhos e Cartum com roteirista da ‘Turma da Mônic... O Romahs, que trabalha em parceria com o Mauricio de Sousa Produções, em publicações como “A Turma da Mônica Jovem”. Foto: DivulgaçãoEm 2018, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro contará, pela primeira vez, com o curso de História em Quadrinhos e Cartum. O curso s...
Com performances e bate-papo, Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’ serão lançadas neste domingo... Haverá ainda uma conversa com Luna Rabeci, presidente nacional da Frente Mulher do Hip Hop Brasileiro; e uma apresentação do grupo de rap feminino Mulheres In Rima. Foto: DivulgaçãoNeste domingo (25), acontecerá a abertura das Temporadas ‘Literária’ e ‘Delas’, promovida...
Clínica-escola de Odontologia abre triagem para oferta de tratamento gratuito à comunidade   A Clínica de Odontologia da Uninorte realiza a partir de segunda-feira (26) até sábado (03), triagem para tratamento odontológico, em pessoas que necessitem de procedimentos como restauração, canal, cirurgias e próteses. Os interessados devem comparecer à Clínica, que func...
Ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido terão apoio do Governo do Amazonas Os tradicionais ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido, realizados em Manaus pelos Movimentos Marujada e Amigos do Garantido, vão contar com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). A parceria foi fechada na sexta-feira (23/...
Jovem envolvido em homicídio de líder comunitária, ocorrido em 2016 é preso   Ronildo Trovão Belém, de 20 anos, conhecido como “Diamante”, foi preso na quinta-feira (22), envolvido na morte da líder comunitária Rosenira Soares de Souza, ocorrido no dia 27 de julho de 2016, na comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste. ...

Um comentário para “Tricampeã do Carnaval de Manaus, Reino Unido fez homenagem aos professores

  1. Amanda disse:

    A campeã do grupo de acesso A do Carnaval se chama Primos da Ilha, e não União da Ilha.

    RESPOSTA
    Obrigado, corrigido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *