Mais de 800 atendimentos de urgĂȘncia e emergĂȘncia no fim de semana de Carnaval em Manaus

No domingo de Carnaval, as quedas continuaram liderando as ocorrĂȘncias nos prontos-socorros. Fotos: Divulgação/ Secom

Um total de 854 pacientes receberam atendimento, na sexta (09), sĂĄbado (10) e domingo (11) de Carnaval, nas unidades de urgĂȘncia e emergĂȘncia da Secretaria de Estado de SaĂșde (Susam) em Manaus. Os principais casos registrados sĂŁo de quedas.

Para o secretĂĄrio de Estado de SaĂșde, Francisco Deodato, o fim de semana foi considerado tranquilo. “O Governo do Estado preparou uma ação integrada para o Carnaval, que vem dando bons resultados. O fim de semana, no Ăąmbito da saĂșde, foi considerado tranquilo. Isto Ă© fruto de muitos fatores: mais policiamento nas ruas e nos blocos de Carnaval, equipes de trĂąnsito atuando e conscientização para a população do Amazonas. Esperamos que o restante do feriado siga assim, aproveitando a folia com responsabilidade”, destacou.

No domingo de Carnaval, as quedas continuaram liderando as ocorrĂȘncias nos prontos-socorros. Foram 122 atendimentos em prontos-socorros, de um total de 255 ocorrĂȘncias. Na sexta e sĂĄbado, somaram mais 338 casos de queda.

Os acidentes envolvendo moto ou carro levaram 62 pacientes aos prontos-socorros no domingo. Desde sexta-feira (9), foram 214 pessoas lesionadas em acidentes de trĂąnsito. Foram registrados ainda, no domingo, seis casos de atropelamento.

Com relação a feridos por arma de fogo, na sexta foram dez casos, no sĂĄbado esse nĂșmero caiu para trĂȘs e no domingo voltou a subir, para seis registros. JĂĄ os ferimentos de arma branca somaram 24 ocorrĂȘncias. O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, localizado na avenida Torquato TapajĂłs, nĂŁo registrou nenhum caso de ferimento por arma branca.

A diretora do HPS 28 de Agosto, ClĂĄudia Teixeira, destaca uma redução nos casos mais frequentes de ocorrĂȘncias em perĂ­odos de grandes festas. “Feriados como o Carnaval e outras grandes festas costumam ser desafiadores, com muitos registros de acidentes por falta do cumprimento da Lei Seca, ferimentos por arma de fogo e armas brancas, e outras formas de violĂȘncia. Felizmente, isto nĂŁo vem se repetindo neste carnaval e esperamos que continue assim”, declarou.

Leitos 

Para melhorar os atendimentos de urgĂȘncia e emergĂȘncia no feriado, a Susam transferiu pacientes que estavam nos prontos-socorros para leitos de retaguarda abertos pela secretaria. Ao todo, foram 49 pacientes transferidos entre a sexta e o sĂĄbado de Carnaval.

Na sexta-feira, foram abertos 47 novos leitos no Hospital da Fundação Adriano Jorge, que se somaram a mais 45 na Beneficente Portuguesa e outros 56 no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte.

O objetivo da secretaria com a ação é aliviar a lotação nos prontos-socorros, principalmente neste período de Carnaval. A medida surtiu efeito.

Reforço 

Além da abertura de novos leitos de retaguarda em hospitais da rede, a Susam reforçou o atendimento nas grandes unidades, SPAs e até maternidades, com abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares, e aumento das equipes de plantão.

Na manhĂŁ de sĂĄbado, o secretĂĄrio Estadual de SaĂșde, Francisco Deodato, inspecionou as trĂȘs principais unidades de urgĂȘncia e emergĂȘncia da capital – os prontos-socorros 28 de Agosto, na zona centro-sul, PlatĂŁo AraĂșjo e JoĂŁo LĂșcio Machado, na zona leste, para conferir a estrutura das unidades que estĂŁo funcionando seguindo o esquema especial montado pela Susam para o feriado de Carnaval.

Segundo Deodato, tudo estĂĄ funcionando conforme o planejado. “Estamos com as trĂȘs grandes unidades de urgĂȘncia prontas para atender Ă s pessoas. Obviamente, esperamos que nĂŁo seja necessĂĄrio, pedindo a elas que se divirtam com tranquilidade, que evitem os excessos, mas, se for necessĂĄrio, nos estamos prontos para isso”, disse Deodato, ao ressaltar que a determinação do governador Amazonino Mendes foi de que o atendimento ocorra de forma tranquila.

AlĂ©m dos trĂȘs prontos-socorros visitados, explica Deodato, tambĂ©m houve reforço na rede de prontos-socorros infantis e de Serviço de Pronto Atendimento (SPAs), que estĂŁo dando suporte Ă s unidades maiores. “Todas as demais unidades que compĂ”em a rede de urgĂȘncia e emergĂȘncia foram reforçadas com equipamento, com abastecimento de produto, com fluxo pronto e especial para atender as pessoas no Carnaval”, ressaltou o secretĂĄrio.

SambĂłdromo – A equipe da Susam que trabalhou nos dois dias de desfiles das escolas de samba de Manaus, no SambĂłdromo, realizou 30 atendimentos. Em oito deles, foi preciso remover as vĂ­timas para prontos-socorros ou SPA. Nenhum dos casos foi de gravidade.

O posto de atendimento funcionarå novamente nesta segunda-feira (12), durante o Carnaboi. A central conta com uma equipe composta por dois médicos, um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem, dois servidores administrativos, um coordenador e um motorista de ambulùncia.

Veja também
ComentĂĄrios

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *