Bandas de rua animam o Domingo Gordo de Carnaval em várias zonas da cidade

Folia em várias partes de Manaus. Foto: Divulgação Manauscult

Da zona Sul à zona Norte, o Domingo Gordo do Carnaval de Manaus, neste dia 11/2, teve animação de sobra para ninguém ficar parado: as comunidades se reuniram para curtir a folia perto de casa, organizando suas próprias festas, em 19 bandas e blocos de rua espalhados pela cidade. Os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Na zona Sul, muito axé comandou uma das mais antigas e movimentadas festas, o Carnaval de Educandos, em seu segundo dia de atrações. Com o tema “Amarelinho, porta aberta para o mundo”, a festa reuniu uma multidão ao longo da Rua Inocêncio de Araújo, próximo ao Amarelinho. O evento continua ainda por mais dois dias, 12 e 13, sempre a partir das 17h, com a expectativa de pelo menos 70 mil foliões nos quatro dias de festa.

Fantasiada de Branca de Neve e acompanhada das amigas, a estudante Mariana Jorge foi uma das brincantes que passou por lá. “Moro aqui perto, na Santa Luzia, então resolvi vir com minhas amigas para a gente curtir a festa. Tá tudo muito animado e o local é acessível, então aprovei”, afirmou.

Oeste e Centro-Oeste

Já na zona Centro-Oeste da cidade, no bairro da Alvorada, a Banda do Joatan comemorou sua 19ª edição com um time de atrações de diversos ritmos: Forrozão do Safadão, Banda Impakto, Frutos do Pagode e Banda Kiss apresentaram seus shows para a comunidade, levando até o próprio público para participar de um campeonato de dança em cima do palco.

O presidente do bloco e da recém-criada Associação de Bandas e Blocos de Manaus, Joatan da Silva, estava feliz com o resultado. “A cada ano, nós crescemos mais, com o objetivo de levar para a nossa comunidade aqui do Alvorada lazer e diversão. Com o Carnaval, eu procuro sempre trazer muitas pessoas para curtir e tirar o estresse da cabeça. Por isso, até às 23h, a gente segue com a banda, com muita segurança e diversão. Esperamos uma média de 8 mil pessoas até o final”, contou.

Quase com o mesmo tempo de existência, a Banda do Pimentão também comemorou seus 18 anos de folia no bairro do São Jorge, na zona Oeste. A banda, que nasceu da história inusitada de um grupo de amigos que ficou no prego em um cadete verde, contou também com diversas atrações musicais e até um momento especial de passagem de faixa da rainha do Pimentão do ano passado, Laura Cruz, para Vitória Fermin, vencedora de votação online feita com a comunidade.

Centro-Sul

Na zona Centro-Sul, o clima familiar tomou conta da Banda do Mano, que festeja sempre o Domingo Gordo de Carnaval desde 1990, na Rua Brasil, no bairro Nossa Senhora das Graças. Familiares e amigos de todas as idades, desde crianças a idosos, dançaram ao som de marchinhas de Carnaval e atrações como os grupos Amigos do Som, Joyce e Banda, a orquestra de metais Frevo Amazonas e a Bateria Show da Banda do Mano, formada por 40 ritmistas da própria comunidade.

“Este ano veio mais gente que ano passado, pois, com o apoio que a gente teve da Prefeitura, a banda conseguiu crescer. Ano passado, fizemos o evento na cara e na coragem, mas agora nós conseguimos um público maior, com segurança, com todas nossas documentações em dia, por conta de toda a orientação cuidadosa que tivemos. Estou muito feliz”, destacou uma das organizadoras da festa, Cristina Ribeiro.

Acompanhada do marido e de amigas, a dona de casa e foliã Marta Soares dançou empolgada ao som dos metais. “É uma banda em que eu me sinto à vontade para pular Carnaval, com músicas que eu gosto”, contou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *