Polinter cumpre mais 102 mandados de prisão, incluindo três por homicídio contra o traficante Mano Kaio da FDN

Maio Kaio foi preso no Rio de Janeiro, em agosto do ano passado, e hoje está numa cela do CDPM II. Polinter cumpriu mais três mandados por crimes de homicídio contra o traficante. Foto: Divulgação PC-AM

Mais três mandados de prisão preventiva por homicídio foram cumpridos nesta sexta-feira (9) contra um dos traficantes e líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), com uma fama de sanguinário, Kaio Wellington Cardoso dos Santos, o “Mano Kaio”. O traficante está preso no Centro de Detenção Provisório Masculino II (CDPM II), no KM 8 da BR-174.

Os mandados foram cumpridos dentro da Operação Rio Amazonas V, em ação da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), sob o comando do delegado Samir Freire, titular da unidade policial, e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Sete dias

Ao todo, foram 101 mandados de prisão criminais e um civil, na operação que durou 7 dias. Entre os crimes, 36 são de homicídio, 1 feminicídio, 1 de violência doméstica, 10 estupros, 26 por roubo, 3 por porte ilegal de arma de fogo, 1 de receptação, 1 de furto, 2 de Vara de Execuções Penais (VEP), 5 precatórias, 1 por associação para o tráfico e 1 criminal.

O cumprimento das decisões ocorreu em todo o sistema prisional do Amazonas. “O trabalho visa aumentar a eficácia das decisões judiciais, cumprindo determinação do vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, e do delegado geral de Polícia, Mariolino Brito, de manter encarcerados elementos de alta periculosidade, especialmente perto do Carnaval”, falou Samir.

FDN

“Mano Kaio” foi preso no Rio de Janeiro, em agosto do ano passado, quando se preparava para realizar um ataque na região do Igarapé do 40, onde já havia eliminado o Frankinho do 40, em retaliação a traficantes que teriam se associado a uma nova facção.

Ele disse que o ataque entraria para a história do Estado e que os homens na sua lista seriam assassinados em suas casas, assim como qualquer testemunha que estivesse no local e na hora. Ele não informou quando seria a ação, mas que seria violenta.

Homicídios

A Polícia Civil do Amazonas atribui ao infrator o envolvimento em, pelo menos, 50 homicídios na capital. Ele estava foragido do sistema prisional do Amazonas desde 2014, já havia sido preso em Fortaleza (CE) e estava foragido no Rio desde abril deste ano.

Segundo o delegado da Homicídios e Sequestros (DEHS), Juan Valério, “Mano Kaio” é apontado como o responsável pelo início de uma guerra entre facções no Amazonas, que resultou nas mortes de, aproximadamente, 60 pessoas no primeiro semestre deste ano e, também, pelo esquartejamento de um dos principais traficantes de drogas do Amazonas, Frank Oliveira da Silva, o “Frankzinho do 40”, ocorrido em 2013.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *