Com câmeras de segurança e drone, sambódromo será altamente monitorado

A fiscalização será feita por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF). Foto: Divulgação

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) começa, na tarde desta sexta-feira (09), os trabalhos para a operação do Carnaval 2018 no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, localizado na zona Centro-Sul de Manaus. Ao todo, sete câmeras e um drone estarão espalhados em pontos estratégicos para apoiar a atuação das polícias Civil e Militar e fiscalizar irregularidades das escolas de samba e bandas carnavalescas, que acontecerão até a Quarta-feira de Cinzas (14).

Desde o início de janeiro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) tem realizado diversas ações integradas, com foco na fiscalização de eventos carnavalescos e pré-carnavalescos em todas as zonas da capital. Determinada pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, a operação “Alegoria Proibida” realiza ações de fiscalização dos eventos em todas as zonas da capital. “Todos os eventos terão a presença da Polícia Militar, com pelo menos uma viatura nos informando sobre a situação de forma integrada”, disse o vice-governador.

O coordenador de planejamento e gestão integrada da SSP-AM, coronel Fábio Pacheco, ressalta que a fiscalização vem sendo realizada desde o início do período carnavalesco. Segundo ele, além de notificações, as escolas de samba também poderão ser multadas se apresentarem irregularidades. “Se tiver uma alegoria e tivermos alguma dúvida sobre ela, nós iremos avaliar e acionar o órgão fiscalizador responsável. A nossa obrigação é observar se eles estão cumprindo aquilo que foi acordado. Além de notificar de forma preventiva, a autuação poderá ser revertida em multa, caso não seja reparado o dano. Em alguns casos a multa será direta”, disse Pacheco.

Integração – A fiscalização será feita por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que reúne 25 servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Vigilância Sanitária VISA Manaus e Sindicato dos Bombeiros Profissionais e dos Profissionais de Combate a Incêndio em Manaus (Sindbomam).

As Câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) continuarão realizando o monitoramento de bandas e blocos carnavalescos para otimizar a ação policial. Todas as ações de segurança estão sendo realizadas de forma integrada utilizando servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Detran-AM.

Desde o início da atuação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), 39 eventos fiscalizados e oito notificados. Durante a ação, três veículos foram apreendidos e 32 notificados, 33 barracas tiveram produtos retirados por irregularidades.

Portaria 

A fiscalização é feita com base em normas de segurança e também por meio das regras da portaria assinada no dia 17 de janeiro com representantes de bandas e blocos carnavalescos de Manaus. A portaria estabelece normas para a realização de eventos em vias públicas da cidade, dentre elas a proibição de consumo bebidas em garrafas de vidro e churrascos em espetos por questões de segurança.

Até a próxima quarta-feira (14), a ação integrada reunirá mais de 2,5 mil servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e das Polícias Civil e Militar. Na Delegacia Geral da Polícia Civil, em frente ao Sambódromo, será instalada uma Delegacia de Apoio a Grandes Eventos (Dage) que dará apoio às ações de segurança e servirá para registro de ocorrências.

Veja também

Azul desmente no Twitter notícia sobre queda de avião com 80 passageiros #fakenews A Azul Linhas Aéreas desmentiu um boato fortemente disseminado em grupos de WhatsApp e FaceBook esta noite (21/02). Um avião da empresa, partindo de Belém a caminho de Cuiabá (MT), teria caído com 80 passageiros. "Informamos que nossas operações seguem normalmente, sem incid...
Luiz Castro reforça denúncia contra empresas terceirizadas da área de Saúde O deputado Luiz Castro disse que há servidores sem receber salários há quatro meses. Foto:O deputado Luiz Castro (Rede) voltou a denunciar nesta quarta-feira (21) as empresas contratadas pelo Governo do Estado para prestar serviços aos hospitais de Manaus e que atrasam ...
Seis de 10 vetos do governo são derrubados em votação na Assembleia Legislativa Na pauta de votação constavam 17 matérias, sendo dez vetos do Governo do Estado. Foto: Aleam/DivulgaçãoCom uma pauta onde constavam 17 matérias – sendo dez vetos do Governo do Estado a matérias aprovadas em plenário no final do ano passado e sete Projetos de Lei de auto...
Moradores denunciam comércios irregulares no condomínio Cidade Jardim Comércios de estivas funcionam no conjunto residencial. Foto: DivulgaçãoMoradores do condomínio residencial Cidade Jardim, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, denunciam que no local funcionam diversos estabelecimentos comer...
Embrapa oferece cursos gratuitos de produção de banana e cultivo de tambaqui A Embrapa Amazônia Ocidental oferece dois cursos gratuitos durante o mês de março. Foto: DivulgaçãoCom o objetivo de capacitar tecnicamente produtores e técnicos de Assistência e Extensão Rural (Ater), a Embrapa Amazônia Ocidental oferece dois cursos gratuitos durante o...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook