Apreensão de entorpecentes cresce 64% em 2017 e passa de 16 toneladas

Até a segunda semana de fevereiro, 3.085,98 toneladas de entorpecentes foram apreendidas pelas forças de segurança. Foto: Divulgação

Em 2017, as forças de segurança do Amazonas apreenderam 16.443,73 toneladas de entorpecentes, a maior quantidade de drogas apreendidas em 12 anos.

O montante representa um aumento de 64% em relação a 2016, quando as preensões totalizaram 10.012,59 toneladas.

Os dados são da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que contabiliza apreensões periciadas no Instituto de Criminalística, e ações integradas especialmente com o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Trimestre

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, o quantitativo de apreensão de entorpecentes chegou a mais de seis toneladas, a maior quantidade de drogas apreendidas entre os quatro trimestres do ano, um crescimento médio de 105% em relação aos outros três trimestres do ano passado.

No comparativo com os quatro trimestres de 2016, o crescimento médio nas ocorrências de apreensão de entorpecentes chegou a 277%.

Mais apreensões

A nova política do Governo do Estado de combate ao tráfico de drogas, determinada pelo governador Amazonino Mendes e coordenada pelo vice-governador e titular da SSP-AM, Bosco Saraiva, aumentou a quantidade de apreensões tanto nas regiões ribeirinhas do interior do Estado quanto no entorno da orla de Manaus, além da região metropolitana da cidade.

Em dezembro do ano passado, o volume de entorpecentes apreendidos foi o maior no comparativo com todos os meses de 2016 e 2017, totalizando 3.710,61 toneladas.

A Secretaria de Inteligência da SSP-AM tem atuado com alguns pilares para a eficácia das operações: qualificação e treinamento policiais, parcerias com outras instituições e agências de inteligência e atuação integrada entre as Polícias Civil e Militar.

Fevereiro

Até a segunda semana de fevereiro, 3.085,98 toneladas de entorpecentes foram apreendidas pelas forças de segurança.

“A palavra que resume o resultado das apreensões recorde é: interação. A colaboração de todos os servidores, sem a injeção de novos recursos, e o planejamento estratégico dos setores de inteligência proporcionam os resultados que estamos tendo”, disse o vice-governador.

A Secretaria de Inteligência reforçou o compartilhamento de informações com outros órgãos de segurança pública, promovendo o resgate da confiança mútua entre as polícias para que o combate ao tráfico de drogas fosse cada vez mais eficaz.

Capacitação

Entre outubro e fevereiro, a Secretaria de Inteligência realizou quatro cursos de qualificação com foco em técnicas de inteligência.

Em janeiro deste ano, uma parceria entre SSP-AM e Marinha do Brasil garantiu a oferta de uma instrução operacional, ministrada por fuzileiros navais, sobre técnicas de abordagens de alto risco em embarcações. Para 2018, a Seai irá oferecer cursos para membros do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).

De acordo com o diretor do Denarc, delegado Paulo Mavignier, a atuação em 2017 foi pautada nas apreensões maiores com reforço em ações nas rotas fluviais, principalmente no rio Solimões.

Fronteira

Mavignier ressalta que o Departamento também focou suas ações na região da tríplice fronteira que compreende os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, além de apreensões na rota dos municípios de Japurá e Maraã, que hoje é uma das maiores vias de escoamento de skunk.

“O resultado foi causar prejuízo para as facções criminosas que deixaram de crescer. Por essa razão, o valor da droga cresceu em Manaus porque grandes quantidades não chegavam mais, não pulverizava rapidamente como antigamente. Pretendemos manter a sistemática de trabalho para o ano de  2018”, acrescentou o delegado.

Veja também

Nova chacina na disputa FDN-PCC evitada com apreensão de fuzil e metralhadora. Aliados de João Branc... Grupo liderado por "Obama" foi preso ontem, quando se preparava, fortemente armado, para tomar boca de fumo em área do PCC. Polícia confia ter evitado uma chacina na zona Norte. Fotos: Divulgação PC-AMMenos de 24 horas a prisão de um dos líderes da facção criminosa Prim...
Dupla é presa em Coari ao tentar subornar PMs com R$ 5 mil. Eles iriam comprar drogas de traficante Thiago Laudino Carvalho, 19, e Bruno Oliveira Duarte, 18, foram presos em flagrante nesta sexta-feira (23), por crime de corrupção ativa (suborno) contra policiais militares do 5° Batalhão da PM, em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus).De acordo com os policiais mi...
Operação prende mais de 10 homens com armas e munições no Mutirão Grupo de homens foi preso na no início da noite desta sexta, com armas e munições. Fotos: DivulgaçãoUma operação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar terminou a noite desta sexta-feira (23) com várias prisões e apreensões de armas e munições perto da rua 54, no ...
Procurado pela polícia por tráfico, “Mineirinho” é preso em cumprimento a mandado Luciano José Ferreira, 49, conhecido como “Mineirinho”, foi preso nesta sexta-feira (23) em cumprimento a mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação para o tráfico.A detenção foi feita por equipe de investigação do 2º Distrito Integrado de Polícia (D...
Delegado Péricles, que levou tiro na mandíbula, ainda deve passar por mais 2 cirurgias antes de volt... Delegado Péricles foi recebido como herói ao voltar de São Paulo após cirurgia de reconstituição da mandíbula, em dezembro. Com mais dois processos cirúrgicos pela frente, ele deve voltar à ativa na PC em abril. Amanhã ele dá palestra motivacionalMais de quatro meses de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *