Prefeitura trabalha para contrariar previsão e encerrar obra na Djalma até domingo

Trabalhos de troca de tubulação subterrânea já iniciaram com escavações da Cigás na Djalma Batista. Interdição acontece a partir de sexta, nos dois sentidos entre João Valério e Pará. Foto: Divulgação

Os trabalhos de troca de tubulação subterrânea na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, iniciam nesta sexta-feira às 14h e só param com a conclusão do serviço. A Djalma ficará interditada nos dois sentidos, entre as ruas João Valério e Pará.

A garantia foi dada pelo prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, que espera terminar antes do prazo inicial da Quarta-Feira de Cinzas, e entregar a obra ainda neste domingo.

Padrão Seminf

“Vamos fazer tudo no padrão Seminf. Começamos às 14h de sexta e só paramos quanto terminar. Recebemos a orientação do prefeito Arthur Virgílio para fazermos o que for possível para que não aconteça na Djalma Batista os problemas que já tivemos em outras vias, como as ruas Pará e a João Valério. Por isso, vamos trabalhar de forma sincronizada com a Cigás, Manaus Ambiental, SMTU, Manaustrans e operadoras de telefonia para que essa ação seja organizada e otimizada na questão de tempo”, adiantou Rotta.

 

Para o prefeito em exercício a empreitada emergencial vai seguir padrões de eficiência e qualidade como os já vistos nas intervenções realizadas como na avenida Torquato Tapajós, onde ocorreu um afundamento da pista. “Na Torquato o problema foi solucionado de forma ágil e sem perigo aos motoristas”, lembrou o secretário.

Escavações

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) já começou escavações na metade da área a ser interditada. Um outro trecho já será concluído na noite desta quinta-feira (8). A Eletrobras Amazonas fará remanejamento de alguns postes.

Uma reunião coordenada por Marcos Rotta, juntamente com técnicos da Manaus Ambiental, Cigas e do Manaustrans, definiu a linha de atuação da obra emergencial para troca de tubulação subterrânea.

A obra consiste na troca de um antigo tubo Armco, com quase três décadas de uso, e que, conforme estudos técnicos da Seminf, apresenta sinais de desgaste e achatamento.

Menos transtorno

Após o levantamento de todos os dados preliminares referentes à intervenção, foi decidido pela realização dos trabalhos no período do feriado de Carnaval para causar o mínimo de transtorno à população que passa, diariamente, pela Djalma Batista, umas das principais avenidas da cidade de Manaus.

O prefeito em exercício explicou, ainda, que técnicos da Cigás estarão presentes na obra para garantir que a tubulação de gás instalada no local seja totalmente desligada e não cause nenhuma ameaça aos trabalhadores.

“Vamos fazer uma obra emergencial dentro dos padrões técnicos e de qualidade empreendidos pela Seminf. Agora, atuaremos em caráter preventivo em parceria com outros órgãos. No local, passa uma tubulação da Cigás, que vai fazer todo o monitoramento da área para que a Seminf possa ter toda a segurança e realizar o trabalho”, disse o prefeito em exercício.

Desvios no trânsito

Para desviar do trecho em obras, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) sugere as seguintes opções:

– Sentido bairro/Centro: O condutor deve acessar a avenida João Valério, atravessar a avenida Constantino Nery e fazer o retorno na alça da rua Arthur Bernardes. Assim, poderá seguir pela Constantino Nery ou pela rua Pará para retomar a avenida Djalma Batista.

– Sentido Centro/bairro: O condutor poderá acessar a rua Pará e virar à esquerda na rua Rio Jutaí ou na rua Rio Madeira. Dessa forma, alcança a avenida João Valério e segue pela avenida Djalma Batista.

Transporte coletivo

Ao todo, 35 linhas do transporte coletivo terão seus itinerários alterados por conta da realização das obras emergenciais na drenagem profunda da avenida Djalma Batista. As mudanças, nos dois sentidos da via, seguem o seguinte esquema:

– Sentido bairro/Centro: Os ônibus irão acessar a avenida João Valério e seguir pela avenida Constantino Nery até chegar ao Centro.

– Sentido Centro/bairro: O itinerário será pelas vias Silva Ramos / Joaquim Gonzaga Pinheiro / Senador Álvaro Maia / Constantino Nery.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *