Oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos tem início nas comunidades

O diferencial do trabalho é que ele mantém a política de educação ambiental dentro das comunidades. Foto: Divulgação

A programação de oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos, realizadas pela Prefeitura de Manaus, como forma de estimular a população a reduzir o impacto do descarte de resíduos na natureza, terá início nesta terça-feira (6), no Conjunto Mundo Novo, na Cidade Nova, zona Norte. A primeira oficina vai ensinar a confeccionar brinquedos e uma peça decorativa feita a partir de reaproveitamento de jornal e garrafas pet. O trabalho visa também o fomento à geração de renda para as famílias, que podem comercializar objetos produzidos com resíduos como pet, papelão, jornal, revista, garrafas de vidro e embalagens tetrapack.

“O diferencial do trabalho é que ele mantém a política de educação ambiental dentro das comunidades, seguindo a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, referindo-se ao êxito do trabalho de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em 2017, que atingiu um universo de 38 mil pessoas, em todas as zonas da cidade, com palestras, oficinas, exposições, visitas técnicas, entre outras atividades.

“A oficina deverá deve ter duração em torno de duas semanas, a depender da procura dos comunitários”, informou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo. As aulas acontecerão na Escola Municipal Professor Nilton Lins, no próprio conjunto, das 9h às 11h. “O objetivo é ensinar as técnicas de confecção de várias peças feitas com garrafa pet, a exemplo de um palhacinho e um esconde-esconde, que fazem a alegria da criançada”, destacou Araújo.

As aulas serão ministradas pela técnica em Educação Ambiental Francisca Godinho. “Os pais, além de aprender o ofício e de estimularem o reaproveitamento nas suas comunidades, repassam para os filhos a mensagem da preservação ambiental”, observou.

Programação

A programação de oficinas se estenderá até novembro, tanto nas comunidades quanto no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, zona Leste. A equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas esteve na escola, nesta segunda-feira, 5, para divulgar a oficina e fazer uma exposição de produtos de reaproveitamento aos moradores e mães de alunos.

No Ecam, as aulas começarão no dia 5/3, nos turnos da manhã e da tarde. Serão oferecidas ao longo do ano, entre outras oficinas, as de canudos de jornal para confecção de cestas e bonecas africanas, fuxico com retalhos, decoupagem, papietagem, porta-agulheiro e decoração natalina. Os interessados podem se inscrever no próprio espaço Ecam, que fica no primeiro piso do shopping, ou ligar para 3236-8587.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *