Novo modal de transporte coletivo é apresentado e Prefeitura fará Chamamento Público

O City Vehicle Interconnected (Civi) é a nova geração do Bus Rapid Transit(BRT), ou o BRT 2.0. Fotos: Ricardo Oliveira/Semcom

Manaus pode ser a primeira cidade brasileira a adotar o City Vehicle Interconnected (Civi), a nova geração do Bus Rapid Transit(BRT), ou o BRT 2.0, como foi apresentado por um grupo de empresas interessadas em trabalhar em Manaus, liderada pela Volvo e Tracbel. O Amazonic Civi Manaus BRT, o novo sistema de transporte público apresentado, alia os conceitos de cidade interconectada e mobilidade inteligente com uso de tecnologia.

“Queremos estabelecer uma nova relação do usuário com o transporte público e, para isso, o sistema precisa de velocidade, confiabilidade, segurança e tarifa justa”, afirmou o consultor executivo da Volvo, Aírton Amaral, ao apresentar a proposta ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e ao vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, na noite desta segunda-feira, 5/2, no Centro Cultural Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Manaus.

Com a proposta e o interesse manifestado pelo grupo, o prefeito agora fará um Chamamento Público, em caráter nacional, para que outras empresas ou grupos interessados se apresentem. “Faremos o Chamamento Público Nacional para darmos continuidade a esse processo e tenho muita fé de que seremos a primeira cidade do país a utilizar a tecnologia do Civi.  Foi um grande passo e entendemos que os empresários começam a perceber que Manaus é uma cidade que pretende crescer e demonstra solidez na sua administração”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio.

Para Marcos Rotta, que coordena os estudos para implantação do BRT em Manaus, esse foi um momento histórico e que marca o início do processo definitivo para a implantação de um moderno e eficiente sistema de transporte público na cidade.

“É a primeira etapa, a primeira iniciativa de um grupo de empresas interessadas em investir na capital. Agora seguiremos todas as etapas jurídicas necessárias para realizar este que é o sonho do prefeito, meu e de todo o povo de Manaus”, destacou Rotta.

O consultor executivo da Volvo, Aírton Amaral, fez a apresentação de todo o projeto.

Experiência

O projeto apresentado pelo grupo apresentou aspectos conceituais, com base na evolução do sistema BRT, com adoção novas tecnologias que privilegiam a interconectividade. O BRT é uma tecnologia totalmente brasileira, nascida em Curitiba (PR) e as empresas que apresentaram o projeto têm expertise na área, com ações no Brasil e no exterior.

Juntamente com o conceito do projeto também foi apresentado um estudo de identidade visual.

A proposta do novo modal de transporte coletivo foi apresentada ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e ao vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *