Relatório da Polícia Federal deve acusar lista de fornecedores tradicionais do Governo do Estado

Relatório da Polícia Federal deve acusar lista de fornecedores

Relatório da Polícia Federal deve acusar lista de fornecedores do Governo do Estado. O sonho de fornecer para a administração estadual pode se transformar em pesadelo para muitos

Os maiores fornecedores do Governo devem ser alvos da continuação do relatório sobre operações em curso pela Polícia Federal (PF). Na primeira parte, já apresentada, foram indiciados apenas os ex-secretários Afonso Lobo, Wilson Alecrim, Pedro Elias e Evandro Melo. Nesta terça, às 10h, o Ministério Público Federal (MPF) deve anunciar a denúncia deles à Justiça.

O documento da PF foi intitulado de “Relatório conclusivo parcial”. A segunda parte deve conter a parte referente ao ex-governador José Melo e a ex-primeira-dama Edilene Oliveira. E nela podem ser incluídos os fornecedores. Ou, ainda, ser intitulada de “Relatório conclusivo parcial 2”, ficando esse grupo empresarial para a terceira e última parte.

 

Para você entender

A polícia judiciária, Civil (no âmbito do Governo do Estado) ou Federal (União) investiga. A autoridade policial, delegado, apresenta um relatório do trabalho onde indicia aqueles contra os quais reuniu provas. O MPF recebe esse trabalho e, com base nele, decide se vai apresentar denúncia contra os acusados. Cabe ao juiz do feito, no caso a juíza Ana Paula Serizawa, se for apresentada a denúncia, decidir se a acolhe ou não. Acolhida a denúncia, os acusados só então viram réus.

 

Outras pastas podem ser envolvidas

Os empresários foram investigados nas operações Maus Caminhos, Custo Político e Estado de Emergência. Eles são os maiores fornecedores históricos do Governo do Estado. Alguns aparecem desde o governo Gilberto Mestrinho. A investigação teria alcançado outras pastas estaduais, além da Saúde, onde Melo, Mohamad Moustafá e companhia teria desviado recursos.

O desafio da PF é esclarecer como é tecida a teia de corrupção no Estado. Esses empresários seriam o principal suporte financeiro dos políticos que ocuparam o poder amazonense. São eles que financiam as campanhas e alguns até participam da captação de recursos.

 

Relatório da Polícia Federal deve acusar lista de fornecedores

Todos estranharam quando, no relatório da PF, apareceram somente os nomes dos ex-secretários. Ficou bem claro, para os advogados, que haverá uma segunda parte.

A lista com os empresários investigados é enorme. Abrange quase todos os titulares de contratos de fornecimento ao Estado. Todos tiveram algum contato com os principais envolvidos. Isso é inevitável, uma vez que eles ocuparam a titularidade dos órgãos aos quais eles atendiam.

Grande parte dos fornecedores se queixam da paralisação dos pagamentos na gestão Amazonino. Os menos prevenidos estão à beira da falência. Há até quem tenha dificuldade para promover a própria defesa.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *