Omar quer formar chapĆ£o, com Arthur e Braga. Amazonino ficaria isolado caso decida disputar

Omar quer formar chapĆ£o

Omar quer formar chapĆ£o para fortalecer o nome e ter condiƧƵes atĆ© de desafiar Amazonino na disputa do Governo do Estado

O senador Omar Aziz (PSD) tenta formar um chapĆ£o, em torno do nome dele, para disputar o Governo do Estado. Ex-governador, ele teria feito acordo com o governador Amazonino Mendes para voltar ao cargo este ano. Tirou o atual ocupante do cargo da aposentadoria e agora cobra a fatura, exigindo apoio para a volta.

Omar jĆ” tem, em torno dele, os deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Silas CĆ¢mara (PRB). Viabiliza tambĆ©m vices-prefeitos, ex-prefeitos e lideranƧas, como candidatos a deputado estadual, por todo o interior. O grande desafio da chapa Ć© unir, outra vez, o prefeito Arthur VirgĆ­lio e o senador Eduardo Braga.

Braga tirou Arthur do Senado, apoiando Vanessa Grazziotin, em 2010. Depois apoiou Arthur, em 2016, mas foi rejeitado por ele em 2017. Agora quer disputar a reeleiĆ§Ć£o, buscando a permanĆŖncia no Senado, e gravita entre Amazonino e o prĆ³prio Omar.

Braga, Arthur e Omar demonstraram, nas carreiras polĆ­ticas, que nĆ£o tĆŖm qualquer problema em fazer alianƧa com inimigos. Recentes ou nĆ£o.

 

Amazonino

O governador, que nĆ£o fala a respeito de candidatura, continua oscilando entre disputar e nĆ£o disputar. Acaba de demitir todos os funcionĆ”rios ligados a Pauderney, na Secretaria Estadual de EducaĆ§Ć£o (Seduc). Fez uma sĆ©rie de dispensas de licitaĆ§Ć£o, na Secretaria Estadual de SaĆŗde (Susam), apesar das investigaƧƵes em curso. Alega que precisa agir e nĆ£o teria tempo, no curto mandato atual, para licitar os contratos necessĆ”rios.

HĆ” descontentes atuando dentro do prĆ³prio governo. Amazonino vai passar por teste em que dependerĆ” de habilidade polĆ­tica – e saĆŗde – para se manter politicamente viĆ”vel.

A Ćŗnica carta na manga que parece estar cultivando Ć© o nome do vice-governador e secretĆ”rio estadual de SeguranƧa, Bosco Saraiva. Bosco seria alternativa de Amazonino atĆ© para disputar o Governo, mas estaria disponĆ­vel para continuar na briga como vice-governador. Por aĆ­ Ć© a possibilidade de acordo na chapa formada por Omar.

 

Omar quer formar chapĆ£o para encurralar Amazonino

Omar estĆ” agindo para encurralar o ex-aliado. Desde 1986, os governadores tĆŖm ditado as regras da sucessĆ£o. Todos, sem exceĆ§Ć£o, venceram as disputas eleitorais, diretamente ou indicando nomes, quando no exercĆ­cio do cargo. O atual governo Amazonino, porĆ©m, Ć© atĆ­pico, provisĆ³rio, enfrentando um abacaxi monumental herdado do governador cassado e preso, JosĆ© Melo.

O chapĆ£o de Omar Ć© tentativa de depender menos da mĆ”quina estadual e dispor de alternativa capaz atĆ© de enfrentĆ”-la.

Veja tambƩm
ComentƔrios

Deixe um comentƔrio

O seu endereƧo de e-mail nĆ£o serĆ” publicado. Campos obrigatĆ³rios sĆ£o marcados com *