Crianças do Prosamim fazem fantasias de materiais reciclados

 

O mês de fevereiro chegou e os preparativos para o Carnaval seguem em ritmo acelerado nos parques do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (1), o Residencial Cajual deu início à produção das fantasias que irão disputar o concurso infantil do parque, marcado para acontecer no dia 16 de fevereiro. A atividade é coordenada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Além de estimular a criatividade das crianças, o objetivo é desenvolver a conscientização ecológica ao propor a confecção de fantasias de Carnaval a partir de materiais reaproveitados, como copos descartáveis, tampas de garrafa e papelão. “Eles mesmos estão fazendo tudo, do processo criativo à produção das fantasias em si. É um incentivo que fortalece a questão da preservação ambiental, tão necessária na educação básica”, disse a professora Leonora Costa, voluntária do Prosamim.

O concurso será realizado como parte da programação do Bailinho de Carnaval do Cajual (16/02), a partir das 14h, com direito a corpo de jurados e premiação para as três primeiras colocadas. Cerca de 40 crianças, com idades de 2 a 15 anos, vão se organizar em grupos para a produção das fantasias, totalizando oito equipes na disputa.

O Residencial Liberdade também realiza, no dia 09/02, das 17h às 23h, concurso de fantasias de Carnaval para crianças a partir de cinco anos. Foto: Divulgação

Em clima de folia

As crianças moradoras das unidades habitacionais do parque e também dos entornos estão mobilizadas em busca da vitória no concurso. Entre as produções idealizadas pelos pequenos, estão personagens como Malévola, Peter Pan e Mulher Maravilha. “Vamos utilizar sacos de lixo, TNT preto, papelão, tampas de garrafa e CDs”, contou o estudante Pedro Henrique dos Santos, 15.

Outro grupo, liderado pelo estudante Eduardo Soares, 13, escolheu o filme Star Wars como inspiração. “Somos quatro na equipe e cada um estará fantasiado de um personagem do filme. Somos fãs da série e também dos quadrinhos”, afirmou.

Carnaval nos parques

O Residencial Liberdade também realiza, no dia 09/02, das 17h às 23h, concurso de fantasias de Carnaval para crianças a partir de cinco anos. No Parque Mestre Chico, a partir das 14h do dia 09/02, acontece o Bailinho Infantil e concurso de fantasias, onde são esperadas 60 crianças com idades entre 4 e 12 anos. Haverá premiação para a primeira e segunda colocadas.

A equipe social do Prosamim também vai dar apoio no Carnaval da comunidade que será realizado no Parque Linear Cacimbas II, dia 09/02, a partir das 18h. As crianças do programa participarão do evento, marcando presença no Bailinho Infantil e desfile de fantasias. São esperadas, aproximadamente, 70 crianças entre cinco e 15 anos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *