TJAM realiza mais de 100 audiências em presídio em ação para reduzir risco de rebelião

O mutirão de atendimento processual está sendo realizado pela Vara de Execuções Penais (VEP), no Compaj. Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA) deu início nesta terça-feira (30) a um mutirão de audiências realizadas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Fechado), no quilômetro 8 da BR-174.

Sete juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) estão atuando simultaneamente na revisão e concessão de direitos e benefícios dos detentos. A ação é inédita em relação ao número de magistrados atuando juntos neste tipo de atendimento, dentro de um único presídio da capital.

Até sexta

A previsão é de que 150 audiências sejam realizadas durante o mutirão, que se estenderá até sexta-feira (2). Além do Compaj, serão assistidos detentos de outras unidades prisionais. A ação conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE-AM) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Entre os magistrados que estão atuando na ação, há alguns com maior experiência, como o juiz George Hamilton Lins, que passou mais de 12 anos em Comarcas do interior do Amazonas; e também juízes recém-nomeados pelo TJAM, entre eles, Saulo Góes Pinto, aprovado no concurso de 2015.

Situação penal

“Estaremos realizando aproximadamente 150 audiências nesta semana. Estamos atualizando a situação penal dos internos. Apreciando a possibilidade ou não de concessão de liberdade, livramento condicional, progressão de regime, análise das faltas graves cometidas e incidente de regressão”, afirmou o juiz George Hamilton.

“O volume de processos na execução penal pode ser solucionado com ideias diferenciadas, visando dar maior celeridade processual. Estou vendo (este trabalho) como um desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizado prático que precede nossa atuação no interior do Amazonas, para onde seremos designados em breve,” destacou o juiz Saulo Góes Pinto, que integra a equipe do mutirão e é um dos juízes empossados recentemente pelo TJAM.

A iniciativa do TJAM com a realização do mutirão de audiências também busca contribuir com as ações preventivas desenvolvidas pelos órgãos de segurança, no sentido de reduzir os riscos de novas rebeliões.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *