Seduc para de pagar e audita em torno de mil processos. Secretário anuncia licitações para merenda, farda e livros

Seduc para de pagar em torno de mil processos

Seduc para de pagar em torno de mil processos. Lourenço Braga tomou posse na Seduc no dia 11 de dezembro de 2017, mas decidiu só pagar contratos da pasta que forem auditados

A Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) só vai pagar fornecedores em atraso após auditar cada processo. A afirmação é do titular da pasta, Lourenço Braga. “Vamos examinar todos os processos pendentes de pagamentos quando cheguei à Seduc. Não vamos dar calote em ninguém, mas queremos ter segurança do que vamos pagar”, disse. São em torno de mil processos paralisados e aguardando o trabalho dos auditores.

Lourenço revelou a formação da equipe que vai auditar os processos. Dois procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e dois controladores já estão designados. Nos próximos dias estará se integrando um técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Eles vão trabalhar sob o comando do secretário executivo adjunto de Gestão da Seduc, Genesio Vitalino da Silva Neto.

 

Merenda, farda e livros

O secretário revelou que, ano passado, não foi feita a licitação para merenda escolar, fardamento e material didático. “Não faltará merenda na escola, como andaram dizendo. Vamos fazer as licitações também para material escolar e fardamento. Isso leva alguns dias, mas vamos fazer”, continuou Lourenço.

A licitação poderia ter sido feita já na gestão do governador Amazonino Mendes, que começou em outubro/2017. O antecessor de Lourenço Braga, José Augusto de Melo, continua no Governo do Estado. Ele agora é o presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

 

Nota do MEC

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu como meta para os Estados média 6 de qualidade de ensino. “Acho pouco para a qualidade que nós queremos na educação do Amazonas. Vamos bater essa nota”, enfatizou Lourenço.

 

Boato da saída

Lourenço Braga fez as declarações em um vídeo, cujo objetivo inicial foi desmentir os boatos de que estaria demissionário. O Portal do Marcos Santos apurou as razões do boato.

O secretário demitiu uma série de funcionários comissionados, aqueles que são nomeados sem concurso, em seu gabinete. Os que eram professores foram mandados de volta para a sala de aula.

Ocorre que esse grupo é muito bem articulado politicamente. Alguns estão nesses cargos há anos. Eles fizeram chegar as demissões ao governador Amazonino Mendes e este teria pedido explicações de Lourenço.

A outra questão diz respeito justamente aos pagamentos em atraso. Há pressões de fornecedores, querendo receber. A influência da Seduc e o valor dos contratos é tão grande que impacta a economia estadual. Mas o secretário, nesse caso, agiu de comum acordo com o governador.

Feitos os esclarecimentos, o secretário se sentiu fortalecido para fazer o vídeo.

Veja abaixo a íntegra da manifestação de Lourenço Braga:

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/01/lourenco-seduc.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *