Parceria entre MP e Corregedoria da SSP vai facilitar denúncias em 5 municípios

Com a parceria, promotores de Justiça dessas comarcas terão um canal direto para encaminhar denúncias de policiais à Corregedoria. Foto: SSP-AM

Uma parceria entre a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas e o Ministério Público do Estado (MPE-AM) vai agilizar o processo de denúncias contra policiais nos municípios de Coari, Humaitá, Tefé, Eirunepé e Tabatinga.

Com a medida, promotores de Justiça dessas comarcas terão um canal direto para encaminhar denúncias de policiais à Corregedoria.

Palestra

A parceria foi acertada, nesta sexta-feira (26), durante palestra ministrada pela Corregedora-Geral, Iris Trevisan, no Curso de Preparação e Aperfeiçoamento destinado ao ingresso e vitaliciamento na carreira do MP-AM.

“O Ministério Público vai ser nosso parceiro para fazer as denúncias à corregedoria para que possamos processar e punir administrativamente os policiais que, comprovadamente, cometam irregularidades”, reforçou Trevisan.

Promotores

A palestra foi proferida na sala de treinamento do Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), da sede do MP-AM, localizada avenida Coronel Teixeira, Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

O curso teve como público-alvo os Promotores de Justiça Substitutos empossados em junho de 2017: Fabrício Santos Almeida, Timóteo Ágabo Pacheco de Almeida, Weslei Machado Alves, Lílian Nara Pinheiro de Almeida e Marina Campos Maciel.

Estreitar relação

De acordo com a Promotora de Justiça Cley Martins, titular da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), o objetivo da ação é estreitar a relação entre as duas instituições, levando em consideração a realidade geográfica do Amazonas.

“O avanço foi imenso. Fiquei muito feliz porque a corregedoria se mostrou muito animada com a possibilidade de ter um promotor em cada comarca repassando procedimentos instaurados em face dos policiais que atuam em cada localidade. Mantendo informado se houver  alguma situação em que a corregedoria tenha que agir de pronto”, reforçou Cley.

Experiências

A promotora de Justiça do Município de Tefé, Maria Campos Maciel, ressalta que a atuação em conjunto é extremamente importante e benéfica para os municípios.

“A troca de experiências em conjunto é muito importante para a efetividade do nosso trabalho e tenho certeza que a partir de hoje o nosso trabalho vai ser feito com muito mais concretude e vai melhorar bastante”, acrescentou. Em breve, o curso será ministrado para promotores de Justiça das outras comarcas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *