1ª Vara do Tribunal do Júri pauta 42 sessões e 15 réus vão a julgamento

Primeira sessão do ano está marcada para o dia 20 de fevereiro, com o julgamento de um homicídio. Foto: Divulgação TJAM

A 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus pautou 42 sessões de julgamento de crimes contra a vida para o primeiro semestre deste ano.

A primeira delas está marcada para o dia 20 de fevereiro, na Ação Penal 0330769-63.2007, que tem como réu Gilmar Alves de Souza, acusado do homicídio de Bruno da Trindade Santarém, crime ocorrido no bairro de Petrópolis (zona Sul da cidade). O júri será presidido pela titular da Vara, a juíza Mirza Telma de Oliveira Cunha.

Mais de um réu

Durante o semestre haverá várias sessões com mais de um réu, como no caso da Ação Penal 0245351-46.2008, em que Dheison Vieira da Costa, Josimar Miranda de Souza, Luiz Augusto Lima da Silva e Rafael Lima da Silva, acusados do homicídio de Antônio Carlos Garone dos Santos e cuja sessão do júri está agendada para o dia 28 de março.

Logo no início de abril, outra sessão com mais de um réu será realizada. Na ação 0230229-46.2015, Thiago Pinheiro Dias, Djefferson Crystian Pinto e Cesar Augusto Belchior da Silva vão a júri pela morte de Kennedy Gomes de Melo, no dia 22 de junho de 2015, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus.

No dia 10 de abril, Diogo Carvalho de Santana, Cleiciane Ferreira de Souza e Luciana Pereira da Silva (a Loura) serão julgados pela morte de Sílvio Henrique Batista Sales, vulgo Banana.

Crimes

Consta nos autos que o crime foi praticado no Ramal do Brasileirinho, zona Leste de Manaus, em 2014, quando Cleiciane Ferreira de Souza teria filmado a execução da vítima. O crime teria sido praticado a mando de Sebastião Ribeiro Marinho Filho, conhecido pela alcunha de Velho Sabá.

No dia 17 de abril, Haroldo de Souza Batista Júnior, Eliane Viana Batista e Luciana Pereira da Silva vão a júri popular pela morte de Adriano do Nascimento Pinto. O assassinato foi cometido no dia 21 de fevereiro de 2015, na rua Amazonas, bairro Compensa 01.

Já na pauta do mês de maio da 1ª Vara do Tribunal do Júri consta o processo número 0233826-91.2013, a ser julgado no dia 8.

O processo tem como rés Idalina de Souza Lima e Jurcilane Batista Sales, denunciadas pelo homicídio de Dalila de Souza Lima, mãe de Idalina.

Segundo consta nos autos, o crime teria sido praticado porque a mãe não aprovava o relacionamento da filha com Jurcilane. Dalila foi morta por asfixia, no dia 23 de julho de 2013, na rua Goytacaz, bairro Cidade de Deus.

Tentativa de homicídio

O último júri do primeiro semestre vai ser realizado no dia 12 de junho, quando sentará no banco dos réus Genes de Oliveira Rocha, denunciado na Ação Penal 0076638-50.2004, por tentativa de homicídio contra Jaime Motta Batista, crime ocorrido no bairro Amazonino Mendes I.

Além das sessões de Júri Popular, as Varas do Tribunal do Júri realizam, diariamente, as audiências de instrução e julgamento, quando são ouvidas testemunhas e réus, para, em seguida, ocorrer ou não a pronúncia dos acusados. Em caso de pronúncia, o réu é levado a júri popular.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *