Uendel Pinheiro redescobre Chico da Silva, através de David Assayag e Arlindo Jr. Veja onde anda o compositor de Sufoco e Vermelho

Uendel Pinheiro redescobre Chico da Silva

Uendel Pinheiro (direita) redescobre Chico da Silva e grava as consagradas toadas ‘O amor está no ar’ e ‘Festa da raça’ em ritmo de samba, com Arlindo Jr (esquerda) e David Assayag (centro). A foto é do dia da gravação do DVD

“O amor está no ar” (1996) e “Festa da Raça” (1997) estão de volta. O pagodeiro e social influencer Uendel Pinheiro chamou David Assayag e Arlindo Júnior para interpretar as duas toadas de Chico da Silva. Os espectadores, na quadra da Escola de Samba Aparecida, deliraram com o arranjo em ritmo de samba. O resultado é que ambas estão no DVD de Uendel. O lançamento oficial é nesta sexta (26/01), na piscina do Tropical Hotel.

Uendel, paraense de Óbidos, é um fenômeno local do pagode, com grande visualização nas mídias sociais. O clip com David e Arlindo, publicado no dia 11 de janeiro, chega às 27 mil visualizações no YouTube. Há quase 12 anos em Manaus, ele tem uma roda de samba de sucesso, na avenida Nilton Lins, a “Meia-noite acaba”. Ela acontece aos sábados, de 17h à meia-noite.

 

Convidados e preços

No DVD, que é de samba, Uendel reúne vários artistas. Os arranjos das duas toadas foram feitos por ele. David Assayag está confirmado na festa de lançamento. Arlindo, que luta contra câncer no pulmão, retomou radioterapia, semana passada, e pode não ir. “Em primeiro lugar está a saúde dele”, enfatiza Uendel, que se confessa fã de toada.

Uendel leva também o Grupo Boca Loca, Wanderley Andrade, Tiee, Diney, Chininha e Príncipe (ex-Nosso Sentimento). E a atração local Pagode dos Amigos, entre outras.

O ingresso VIP no lançamento custa R$ 50 e o camarote R$ 100, com open bar. Ainda há lugares disponíveis.

 

Toada em ritmo de pagode

David e Arlindo foram convidados de Uendel outras vezes no “Meia-noite acaba”. Arlindo é oriundo do pagode e David encarou muito bem o estilo. Os dois adaptaram toadas de boi-bumbá ao ritmo. “Vi que era possível fazer algo. Arlindo escolheu entre ‘O amor está no ar’ e ‘Vento Norte’. David entre ‘Vermelho’ e ‘Festa da Raça’. Os dois fizeram suas opções”, conta Uendel.

 

Chico da Silva

O cantor e compositor Chico da Silva, autor das duas toadas em destaque no DVD de Uendel, torce pelo sucesso do pagodeiro. “Ele tem talento. Espero que consiga emplacar sucesso nacional”, disse.

Chico lembra que “O amor está no ar” ainda não teve lançamento nacional. Nem “Festa da Raça”. “As duas toadas podem muito bem entrar no gosto nacional. ‘Perrechés’, de Ivo Meireles, vem criando um movimento legal e o Uendel pode entrar nessa onda”, avalia.

 

Carreira

Chico da Silva foi atração, ano passado, na feira Carnavália-Sambacon, no Rio de Janeiro, entre 13/07 e 15/07. Foi apresentado pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, palestrante do evento. “Em Parintins não temos apenas boi-bumbá. Temos também o samba de Chico da Silva”, anunciou Bi.

Chico interpretou, em meio a levantadores e apresentadores de Caprichoso e Garantido, seus sucessos de samba. Cantou “É preciso muito amor” e “O pandeiro é meu nome”. Depois levou a plateia ao delírio com a interpretação de “Vermelho”. “O público levanta fácil com elas todas”, constata.

O autor de “Sufoco”, sucesso com Alcione, e “Vermelho”, com Fafá de Belém e David Assayag, está com 73 anos. Nos 28 anos que morou no Rio de Janeiro deixou um rastro de sucesso e respeito que permanece. Ele não esquece do jeito carioca de fazer samba. “Temos o samba ‘do’ Rio de Janeiro e o samba ‘nos’ Estados. Fui a Copacabana, ano passado, e me arrepiei todo com um grupo tocando samba. Estavam na praia, com pandeiro, violão, cavaquinho e um atabaque. Acho que nem eram profissionais e faziam pausas no estilo ‘o tocador quer beber’ (risos). É suficiente. Está no sangue do carioca”, atesta.

 

Conexão Rio-Manaus e Conexão da Toada

Chico da Silva afirma que torce pelo sucesso do projeto Conexão Rio-Manaus. “O desembargador Pascarelli e o Paulo Onça estão fazendo um belo trabalho no samba. Espero que dê certo também a Conexão da Toada, com a composição do Ivo Meireles (“Perrechés”, Garantido). São dois eventos paralelos e um fortalece o outro. A toada está indo para lá e o samba carioca vindo para cá”, analisa.

Veja abaixo o vídeo com “O Amor está no ar” e “Festa da Raça”, interpretadas por Uendel Pinheiro, Arlindo Jr. e David Assayag:

Veja também

Corpo de homem é encontrado após ataque de piratas no Rio Negro Três pessoas foram obrigadas a pular da embarcação após serem rendidas pelo grupo de criminosos. Foto: Arquivo PMSO corpo de um homem foi encontrado no Rio Negro, na tarde deste sábado (17), próximo ao local onde três pessoas desapareceram, após serem atacados em uma em...
Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de Medicina. Velóri... Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de MedicinaO Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) emitiu Nota de Pesar pela morte do cardiologista Juan Villa Benayeto. Ele faleceu neste sábado (17/02).Juan Villa era tam...
‘Ele foi um catalão que se tornou amazonense. Era meu compadre e quase irmão’, diz Franc... Juan Villa, que faleceu na madrugada deste sábado (17/02), integrou com Francisco Garcia turma de Medicina da Ufam que teve reconhecimento do curso só no quarto anoO empresário e ex-deputado federal Francisco Garcia tomou um susto ao saber da morte do médico Juan Villa....
Feira Criativa no Parque do Mindu passa ter duas edições por mês, a partir deste sábado Na última edição, realizada nos dias 27 e 28/1, a feira contou com 29 expositores. Foto: Divulgação SemmasA Feira Criativa, iniciativa que visa estimular o reaproveitamento de resíduos por meio da comercialização de produtos artesanais, passará a acontecer no Parque Mun...
Primeira etapa de obras na avenida Djalma Batista é concluída neste sábado O trabalho será realizado por etapas e atende a uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Foto: DivulgaçãoA primeira etapa de obras para a recuperação da antiga rede de drenagem na zona Centro-Sul, no trecho que compreende a avenida Djalma Batista e a rua Pará,...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *