SSP-AM vistoria sambódromo para operações de segurança durante eventos de Carnaval

O vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, vistoriou o sambódromo de Manaus, nesta sexta-feira (26/01), para definição final da estrutura de segurança que será montada para ensaios técnicos, desfiles das escolas de samba, Carnaboi e a banda do Galo, que acontecerão no espaço entre os dias 5 e 13 de fevereiro. “A programação de segurança está montada e estaremos, inclusive, dando atenção especial aos veículos e carros daqueles que virão se divertir”, enfatizou Saraiva.

Entre os dias 3 e 13 de fevereiro, a Polícia Militar do Amazonas utilizará um efetivo de mais de quatro mil servidores para garantir a segurança da população nos eventos carnavalescos. Aproximadamente 3.700 policiais militares atuarão a pé nos eventos como Escolas de Samba, Carnaboi, Banda da Bica, Banda da Difusora, Galo de Manaus, Educandos, entre outras espalhadas pela capital. Ainda durante esses dias, quase 400 PMs atuarão motorizados.

Segundo Bosco Saraiva, todos os eventos de Carnaval terão a presença da segurança pública e fiscalizações para verificar as condições de regularidade. Na área do sambódromo, a cavalaria e os helicópteros farão o acompanhamento terrestre e aéreo da região.

“Estaremos inclusive dando atenção especial aos veículos e carros daqueles que vem para cá se divertir. Vamos utilizar a cavalaria, as patrulhas e helicópteros. Todo o aparato será empregado para que toda quadra carnavalesca esteja segura. A programação de segurança está montada. Por menor que seja o evento, terá pelo menos uma patrulha da polícia guardando os foliões”, destacou.

Eventos – Neste final de semana, Manaus tem 15 eventos carnavalescos autorizados pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Mauro Freire, uma das novidades do trabalho deste ano é a presença não só nos eventos realizados no sambódromo, mas também em bandas carnavalescas de grande porte.

“Seguimos a determinação do governador Amazonino Mendes de ampliar o serviço para as bandas de forma que a população de Manaus tenha um Carnaval mais seguro”, disse.

No período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros atuará na fiscalização de bandas e locais de festejos, prevenção e combate a incêndios, bem como no atendimento pré-hospitalar. Nos dias 9, 10 e 12, além de estar distribuída em seus diversos postos operacionais da capital, a corporação atuará com 90 bombeiros na região do sambódromo, mais dois caminhões de combate a incêndio e uma unidade de resgate, destinados a atender unicamente as ocorrências dentro dessa área.

Neste período também estará realizando fiscalizações nas bandas comunitárias, com um total de 20 bombeiros, que atuarão junto com os demais órgãos da Secretaria de Segurança Pública. Além disso, também atuará com 15 bombeiros, uma viatura de combate a incêndio e uma unidade de resgate na prevenção do evento da Banda da Difusora e Banda da Bica, que ocorrem no Centro de Manaus.

Programação no sambódromo – Os eventos no sambódromo de Manaus começam no dia 6 de fevereiro, com o ensaio técnico das escolas de samba, afirmou o secretário de Cultura, Denilson Novo. Neste ano, os desfiles do Grupo de Acesso e Especial serão nos dias 9 e 10 de fevereiro, respectivamente.

“Teremos a organização que o Carnaval precisa, com cinco dias, para ensaios técnicos e passagem de som, com um técnico de som para atender as demandas específicas das Escolas de Samba antes dos desfiles”, disse.

O Carnaboi, com o tema “O Carnaval com nosso ritmo”, será no dia 12 de fevereiro. No dia 13, o sambódromo receberá a banda Galo de Manaus. Toda a programação do Carnaval 2018 está disponível no Portal do Carnaval (www.carnaval2018.am.gov.br), que também divulga as ações de todas as secretarias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *