Sistema da Prefeitura disponibiliza dados previdenciários em tempo real

O diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira, explicou a nova ferramenta. Foto: Divulgação

A previdência municipal disponibilizou nesta sexta-feira, 26/1, pela primeira vez, seus dados no Business Inteligence(BI) da Prefeitura de Manaus. Por esse sistema, os gestores poderão monitorar suas metas e indicadores, criar novos relatórios e dashboards (resumo gráfico), além de outros serviços, a partir de notebooks, tablets e smartphones, de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet.

“É uma ferramenta que vai prover os gestores da instituição com informações em tempo real daquilo que está sendo executado na área administrativa financeira da instituição, dando suporte às decisões em relação aos resultados”, detalha o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira, acrescentando que o prefeito Arthur Virgílio Neto também poderá acompanhar esses números, a partir da criação de um perfil específico no BI.

O início da utilização do sistema por parte da previdência aconteceu durante a primeira reunião do Comitê de Gestão do órgão em 2018. Quatro indicadores foram apresentados pelo BI: contas públicas, execução orçamentária e as folhas de pagamento de benefícios e da área administrativa.

Conforme Vieira, a apresentação serviu de teste para a criação de outros indicadores, caso a previdência precise ampliar o volume de informações. “O sistema permite a implantação de qualquer indicador. Só depende da nossa necessidade”, informa. “É mais uma iniciativa visando o aperfeiçoamento da governança da instituição”, acrescenta.

Desde 2016 a Prefeitura de Manaus vem obtendo o reconhecimento da boa gestão previdenciária por meio de premiação da Associação Nacional das Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), que concedeu o prêmio destaque na categoria “Gestão-250 pontos’’ do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) no ano passado.

Também em 2017, a autarquia municipal foi citada como referência em estrutura organizacional e modelo a ser seguido pelas demais entidades de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Amazonas, no relatório da ‘Força-Tarefa’ instaurada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas.

Sistema BI

O BI foi lançado pela Prefeitura em dezembro de 2014, dentro de um pacote de modernidade lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. O objetivo era tornar a máquina municipal ainda mais eficiente. A alimentação dos dados acontece de forma manual e/ou automática, por meio de cruzamentos de informações e dados de demais sistemas como o da Administração Financeira Integrada Municipal (Afim), Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e de Gestão de Regime Próprio de previdência social (Sisprev), entre outros.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *