Seped oferece emissão de RG para pessoas com deficiência. Confira como agendar o serviço

O atendimento presencial na Seped conta com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas surdas. Foto: Fábio Costa/Seped

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM), oferece todas as quartas-feiras, das 8h às 10h, a emissão das 1ª e 2ª vias da carteira de identidade (RG). O serviço é voltado aos familiares, cuidadores, acompanhantes e pessoas com deficiência

Com um espaço acessível para usuários de cadeiras de rodas, órteses e próteses e pessoas com mobilidade reduzida, o atendimento presencial na Seped conta com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas surdas, sinalização tátil destinado às pessoas cegas e fácil acesso, com uma parada de ônibus em frente do órgão, sinalização sonora, que garante a travessia segura e uma equipe de técnicos, preparados no atendimento humanizado à pessoa com deficiência.

A dona de casa Aline Viana, mãe do pequeno Gabriel Vinicios de 1 ano de idade, com síndrome de down, solicitou o documento com o objetivo de dar início ao processo de concessão do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, do INSS. “Fui muito bem atendida aqui na sede da Seped e um dos documentos exigidos para o BPC é o RG. Graças à Seped, conseguimos a emissão”, disse a mãe.

 

Atendimento especial

O documento fica pronto em média de uma a duas semanas. Em casos que impossibilite que a pessoa com deficiência venha até a sede da Seped, no caso de pessoas acamadas e sem mobilidade, a equipe de emissão do RG poderá, mediante agendamento, fazê-lo na residência do solicitante.

Para mais informações acesse o site www.seped.am.gov.br ou ligue para o Atendimento Presencial (92) 3878-0499

Os documentos necessários para emissão de 1ª via são: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); 03 (três) fotos 3X4 padrão para documento; Cópia do CPF quando houver; Comprovante de residência atual com CEP (original e cópia), – Água ou luz ou telefone fixo ou fatura de cartão de crédito. O comprovante de residência deverá estar no nome do próprio solicitante, ou dos pais ou dos avós.

Para a emissão de 2ª Via, são necessários: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); 02 (duas) fotos 3X4 padrão para documento; Cópia do CPF, quando houver; Comprovante de residência atual com CEP (original e cópia), – Água ou luz ou telefone fixo ou fatura de cartão de crédito. O comprovante de residência deverá estar no nome do próprio solicitante, ou dos pais ou dos avós.

 

 

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *