Sete presos por tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Maraã

Os sete acusados presos no município de Maraã. Foto: PC-AM/Divulgação

Sete pessoas foram presas durante a operação “Maraã 1”, deflagrada no município (a 634 quilômetros em linha reta da capital) ao longo de terça-feira (23/01). A ação foi da Polícia Civil do Amazonas, por meio de servidores lotados no Departamento de Polícia do Interior (DPI) e integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), juntamente com policiais civis e militares da 60ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maraã, sob o comando do delegado Mateus Moreira, diretor do DPI.

De acordo com a autoridade policial, ao longo das diligências Aykson da Silva Soares, 20; Davi Melo de Almeida, 20, conhecido como “Davizinho”; Maique Nunes de Jesus, 28, e Raimundo da Costa de Oliveira, 20, foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, sequestro, cárcere privado, tortura, ameaça e lesão corporal. A ordem judicial foi expedida no dia 4 de janeiro deste ano, pela juíza Priscila Pinheiro Pereira, titular da Comarca de Maraã.

Conforme o diretor do DPI, durante os trabalhos Alaiton Pinheiro de Almeida, 37; Felipe da Costa de Lima, 22, e Thales Efigênio Vargas, 30, foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com eles foram encontrados dois rifles calibre .44, um rifle calibre .22 e um revólver 22, utilizados por infratores que atuam no Rio Solimões.

“As diligências foram iniciadas às 6h de terça-feira. A equipe conseguiu obter êxito nessa operação após trabalhos de inteligência que apontaram esses infratores como sendo indivíduos que dão suporte a uma organização criminosa que atua no rio Solimões, conhecida como ‘Piratas’. Nossa equipe foi enviada com o intuito de colaborar para a manutenção da segurança em Maraã, para que a situação em que se encontrava o local permanecesse estável”, argumentou Moreira.

Ao término dos procedimentos cabíveis na 60ª DIP, Alaiton, Aykson, Davi, Felipe, Maique, Raimundo e Thales ficarão presos na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça.

Reforço de Tropas

A ação em Maraã aconteceu após a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) enviar reforços policiais para o município na manhã da última segunda-feira (22/01), para conter ameaças de familiares de um traficante morto durante troca de tiros com a polícia no último domingo (21/01).

Na ocasião, para Maraã, a SSP-AM determinou o envio de reforços da Polícia Militar e, pela manhã, dez policiais de Tefé chegaram a Maraã para apoiar a equipe de policiais lotados no lugar. No domingo, a equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar da cidade cumpriu mandado de prisão em nome de cinco homens envolvidos em crimes distintos. Durante as diligências, houve troca de tiros com a polícia e Francisco Raliton da Costa morreu. Familiares e amigos de traficantes que atuam no lugar passaram a ameaçar invadir a 60ª DIP.

De acordo com o vice-governador do Amazonas e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva, os reforços tiveram por objetivo manter o controle na cidade. “Maraã é uma região que tem muita ocorrência de tráfico e pirataria e houve a morte de um traficante que resistiu à prisão e trocou tiros com a polícia. Então, enviamos as equipes de policiais civis, incluindo do Grupo Fera, para assegurar a ordem na cidade”, declarou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *