EXCLUSIVO: Ex-vereador de Parintins foi morto por reagir a assalto. Polícia descarta execução

Dupla envolvida no latrocínio (roubo seguido de morte) do ex-vereador Everaldo Batista foi presa durante diligências em Parintins nas últimas 24 horas. Fotos: Divulgação

Ex-presidente da Câmara de Parintins e ex-vereador Everaldo Batista, 56, foi assassinado por reagir a um assalto em sua casa, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), nas primeiras horas de segunda-feira (22).

A informação foi confirmada pelo delegado titular da Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Juan Valério, que comandou nas últimas 24 horas uma força-tarefa para localizar e prender os dois suspeitos. Ele descartou crime de execução, como a família chegou a cogitar logo nas primeiras informações.

Fatalidade

“O ex-vereador deve ter chamado a atenção da dupla, que era conhecida por roubos na cidade, e devia ter inimizades. Foi um roubo, que deu errado, porque ele reagiu e levou os tiros. Várias vítimas da dupla foram até a delegacia prestar queixa. Não há possibilidade de crime de execução”, afirmou Juan Valério.

Na madrugada desta terça-feira (23), policiais Civis e Militares prenderam, em flagrante, Marcos de Azevedo Andrade, 21, o segundo envolvido no latrocínio do ex-vereador. Marcos foi preso por volta das 4h20, em uma região de mata, na comunidade Castanheira, no bairro Paulo Corrêa.

As equipes realizaram diversas incursões na área, inclusive por via fluvial, e, após chegarem à residência de Marcos, conseguiram realizar a prisão do jovem. Com ele foi apreendido um celular oriundo do roubo realizado na casa do ex-vereador.

À noite

Antes, na noite de ontem, por volta das 21h, os policiais prenderam Rick Almeida Mota, 18, autor dos disparos que atingiram o ex-vereador. O jovem foi detido na rua Nhamundá, no bairro Palmares.

Com Rick as equipes apreenderam dois revólveres, uma arma de fabricação caseira, munições, trouxinhas de entorpecentes, celulares roubados, um facão e uma máscara utilizados para cometer roubos na cidade.

Fuga

Rick relatou, em depoimento na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins, que entrou no estabelecimento da vítima e o comparsa dele, o Marcos, ficou do lado fora para auxiliá-lo na fuga.

Segundo Rick, durante a ação o ex-vereador reagiu e ele acabou efetuando dois disparos contra o mesmo. Do local ele levou celulares, joias, além de uma quantia em dinheiro, que não foi informada pelo infrator.

O segundo envolvido no latrocínio assumiu participação no crime e informou que deu cobertura a Rick para praticar o roubo no estabelecimento da vítima, mas não sabia que o comparsa mataria o ex-vereador. Marcos tem passagem pela polícia por furto.

Força-tarefa

Ontem, após a notícia do crime, vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas, Bosco Saraiva, determinou que fosse montada uma força-tarefa com intuito de identificar e prender os envolvidos no crime.

Por volta das 11h, policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e policiais da Secretaria-Executiva de Inteligência (Seai) da SSP-AM, além de um perito do Instituto de Criminalista (IC), sob o comando do delegado Juan Valério, titular da DEHS, viajaram para Parintins para auxiliar nas investigações em torno do caso.

As diligências tiveram, ainda, apoio de policiais civis que atuam na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins, e de policiais militares lotados naquele município e da Força-Tática.

Na cidade

Segundo Juan Valério, ao chegarem na cidade, iniciaram as primeiras diligências e encontram um esconderijo de Rick, num local de difícil acesso, onde ele não estava. Mas deixou para trás a mochila com armas e objetos roubados.

Na mata, as equipes fecharam o perímetro e vasculharam a área de 23h até 4h20.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *