Dupla que matou vereador em Parintins está presa. Busca por motoqueiro varou madrugada

Marcos foi pego de madrugada, escondido numa invasão, e Rick, autor dos disparos, estava num rip rap no Palmares. Foto: Divulgação

A força-tarefa enviada a Parintins nesta segunda-feira (22) prendeu os dois suspeitos acusados da execução do ex-vereador e ex-presidente da Câmara da cidade, Everaldo Batista, morto com três tiros na própria residência no Município parintinense (distante 365 quilômetros de Manaus): foram detidos Rick Almeida Mota, 19, e Marcos Azevedo Andrade, 21.

Policiais civil e militares, sob o comando do delegado titular da Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Juan Valério, prenderam primeiro em flagrante Rick Almeida Mota, 19, suspeito de ter invadido a casa do ex-vereador e efetuado os tiros.

Até a madrugada

Rick foi detido numa área de rip rap, na rua Nhamundá, no bairro Palmares. Com ele estavam dois revólveres, uma arma de fabricação caseira, munições, trouxinhas de entorpecentes, celulares roubados, um facão e uma máscara utilizados para cometer roubos na cidade.

Os policiais e o delegado seguiram para incursões na mata começando às 23h e terminando às 4h20 de hoje, quando prenderam Marcos Azevedo Andrade, 21, segundo acusado do latrocínio contra Everaldo. Ele estava escondido na invasão do Castanhal e no crime sua ação foi dar suporte a Rick na fuga após o assassinato.

O crime

O ex-vereador e sua esposa foram abordados no comércio onde também moravam na rua Itapiranga, no bairro de Palmares, por volta das 6h40 de ontem.

Conforme Juan Valério, o primeiro preso contou, em depoimento na delegacia, que entrou no estabelecimento da vítima e o comparsa dele ficou do lado fora para auxiliá-lo na fuga.

A esposa da vítima e testemunha, Suzy, foi poupada porque o infrator a conhecia. “Ele contou que conhecia a mulher desde pequena, e por isso não atirou nela”, contou o delegado.

Segundo Rick, durante a ação o ex-vereador reagiu e ele acabou efetuando os disparos contra o mesmo. Do local o jovem subtraiu celulares, jóias e uma quantia em dinheiro, que não foi informada pelo infrator. A vítima chegou a ser levada ao Hospital Regional Jofre Cohen, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Força-tarefa

Ontem de manhã, o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas, Bosco Saraiva, determinou que fosse montada uma força-tarefa com intuito de identificar e prender os envolvidos no crime.

Por volta das 11h, policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e policiais da Secretaria-Executiva de Inteligência (Seai) da SSP-AM, além de um perito do Instituto de Criminalista (IC), sob o comando do delegado Juan Valério, titular da DEHS, viajaram para Parintins para auxiliar nas investigações em torno do caso.

Equipes fizeram buscas na mata até 4h20 atrás do segundo suspeito, que ajudou na fuga

Diligências

As diligências tiveram, ainda, apoio de policiais civis que atuam na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins, e de policiais militares lotados naquele município e da Força-Tática.

Rick será autuado em flagrante por latrocínio, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. Marcos será autuado por latrocínio.

Ao término dos procedimentos cabíveis, os infratores serão levados à Unidade Prisional de Parintins, onde irão permanecer à disposição da Justiça.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *