Carnaval e Carnaboi invadem terminais de ônibus, shoppings e galerias. Confira a programação

Secretários e representantes de vários órgãos do Estado participaram de coletiva sobre a programação do Carnaval 2018. Foto: Michael Dantas/SEC

O Governo do Amazonas lançou, nesta terça-feira (23/01), a programação do Carnaval 2018 no Estado, que traz o tema “A Festa de Todos”. Entre as novidades deste ano está a temporada “Além da Passarela”, que levará escolas de samba, bandas e levantadores de toadas para ações em terminais de ônibus, galerias, praças de alimentação e shoppings.

O governo também vai apoiar o Carnaval alternativo e lançará o Portal do Carnaval, que reunirá a agenda de atividades realizadas na capital e no interior durante o período de folia, assim como serviços de saúde e segurança.

O evento de lançamento, que ocorreu no Centro Cultural Palácio da Justiça, contou com a participação do vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas, Bosco Saraiva; do secretário de Cultura, Denilson Novo; da presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Ana Patrícia Cuvello; do diretor de eventos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Beto Vital; do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Arthur Lins; e da secretária executiva adjunta de Gestão da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel), Suelen Sales.

“Unimos esforços em uma ação integrada de Governo do Amazonas para que realizemos este Carnaval de 2018 de uma forma diferenciada. Certamente a temporada será um divisor de águas na história da organização das grandes festas populares do estado”, declarou Denilson Novo.

O secretário de Cultura adianta que a temporada de Carnaval inicia, simultaneamente, às 18h desta terça-feira, em seis pontos diferentes, com a bateria da Vila da Barra no T1, no Centro; Vitória Régia no T2, na Cachoeirinha; Cauxi Eletrizado no T3, na Cidade Nova; Reino Unido no T4, no Jorge Teixeira; A Grande Família no T5; no São José; e a dobradinha Pororoca Atômica e Gramopholia na Estação da Matriz, no Centro. “É uma iniciativa que aproxima governo e população nesta festa que é de todos. Este é o ‘Além da Passarela’”, comentou Denilson.

Neste ano, os desfiles do Grupo de Acesso e Especial serão nos dias 9 e 10 de fevereiro, respectivamente. Já os concursos de fantasias adulto e infantil acontecerão nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Teatro Amazonas.

“Teremos a organização que o Carnaval precisa, com cinco dias, para ensaios técnicos e passagem de som, com um técnico de som para atender as demandas específicas das Escolas de Samba antes dos desfiles”, explicou.

O encerramento da temporada terá o Carnaval das Tradições, em parceria com o projeto Tacacá na Bossa, no Largo de São Sebastião, às 17h, no dia 14 de fevereiro.

Toda a programação do Carnaval 2018 será disponibilizada no Portal da Carnaval, que também divulgará as ações de todas as secretarias. O portal será lançado a partir das 18h, junto com as ações nos terminais de ônibus: www.carnaval2018.am.gov.br. “O Portal do Carnaval será um guia com informações importantes para o público, que vai de folião a organizadores de eventos”, disse Denilson Novo.

Carnaboi

Outro destaque da programação é a volta do Carnaboi para o calendário oficial do estado. A festa com tema “O Carnaval com nosso ritmo” será no dia 12 de fevereiro, no Sambódromo, com a expectativa de atrair 150 mil pessoas.

No total, 24 artistas se revezarão nos trios elétricos entre 19h e 4h, com os levantadores e apresentadores oficiais dos bumbás, Marujada e Batucada, animando a galera entre 23h e 1h. Segundo o diretor de eventos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roberto Vital, será um único modelo de tururi para todos os artistas.

“O lançamento oficial do tururi será nesta sexta–feira (26), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e, a partir do sábado (27), os tururis estarão à venda nos principais shoppings da cidade”, afirma o diretor.

Na programação do Carnaboi ainda estão confirmadas atividades no Largo São Sebastião, nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a partir das 19h, pocket shows nos estandes de vendas e no estádio Carlos Zamith, dia 3 de fevereiro, a partir das 11h.

 

Sociais

No dia 3 de fevereiro, das 8h às 12h, a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel) coloca o Bloco Esporte Folia no estacionamento do estádio Carlos Zamith, no Coroado.

“O evento tem como objetivo incentivar e promover a saúde e o bem-estar através do esporte e lazer, para que os participantes possam se preparar para curtir o Carnaval e também ter consciência do cuidado com o corpo e a mente”, destaca a secretária executiva adjunta de Gestão, Suelen Sales, ressaltando que, entre as atividades esportivas, o público poderá praticar slackline, tênis de mesa, dama, luta, minivôlei, minifutebol, pebolim e pula-pula. “Através de parcerias com academias, durante toda a manhã haverá aulas de ritmo ao som de muita folia, onde a população vai aprender as coreografias do Carnaval 2018”.

Já no dia 9 de fevereiro, a Sejel promove o Carnaval Vidativa na Folia, a partir das 15h, no Ginásio Poliesportivo do Amazonas Arena Amadeu Teixeira.

A festa contará com a participação de mais de 40 grupos da capital e do interior do Amazonas, em um evento gratuito. Os melhores blocos carnavalescos serão premiados com medalhas. 

 

Campanhas

Durante o Carnaval, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vem com duas ações de enfrentamento a violência de dois públicos vítimas em potencial de violência, abuso, exploração e assédio: o de mulheres e o de crianças e adolescentes.

Na Campanha Estadual de Proteção à Criança e ao Adolescente, com o tema “Fique Atento e Denuncie!”, as denúncias podem ser feitas pelos disque 100 ou 108 e para o 190. Todos funcionam 24 horas.

“O objetivo é coibir, auxiliar na fiscalização, receber denúncias e fazer encaminhamentos quanto a crimes de violência sexual, trabalho infantil, uso de álcool e outras drogas, tráfico humano e desaparecimento de crianças”, afirma o titular da pasta, Arthur Lins. “Para isso, as equipes da Sejusc vão trabalhar nos desfiles das escolas de samba e no Carnaboi”.

Outra atividade de conscientização fica por conta da Banda Maria Vem com as Outras, que acontecerá no dia 2 de fevereiro, de 15h às 18h, no Centro de Manaus, com a missão de informar o público, de forma lúdica, sobre combate a violência e ao assédio à mulher.

 

Segurança

Desde o início de janeiro, a Secretaria de Segurança Pública tem realizado diversas ações integradas, com foco na fiscalização de eventos carnavalescos e pré-carnavalescos em todas as zonas da capital. Determinada pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, a Operação “Alegoria Proibida” realiza ações de fiscalização dos eventos em todas as zonas da capital.

Câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) realizam o monitoramento de bandas e blocos carnavalescos para otimizar a ação policial. Todas as ações de segurança estão sendo realizadas de forma integrada utilizando servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am).

“Sejam os eventos grandes ou pequenos, todos eles terão a presença da Polícia Militar, com pelo menos uma viatura nos informando sobre a situação de forma imediata caso venha acontecer qualquer tipo de alteração. Toda a operação da SSP-AM também será acompanhada pele helicóptero Águia, da Polícia Militar, então teremos fortíssima presença no sentido de proteger todos os foliões durante os eventos”, declarou Bosco Saraiva.

 

Portaria

No último dia 17 de janeiro, representantes de bandas e blocos carnavalescos de Manaus assinaram adesão à nova Portaria da SSP-AM, que estabelece as regras para a realização de eventos em vias públicas da cidade, e o Termo de Compromisso de Realização de Eventos, uma espécie de ‘ajustamento de conduta’ para o setor. Entre as normativas, a nova portaria estabelece que bandas, blocos e eventos carnavalescos e pré-carnavalescos, ocorridos em vias e locais públicos de Manaus, devem acontecer até o limite de 23h, além de proibir a venda de churrascos em espetos e bebidas alcoólicas ou não em garrafas de vidro.

 

Polícia Militar

Durante o período do Carnaval, que compreende eventos entre os dias 3 e 13 de fevereiro, a Polícia Militar do Amazonas utilizará um efetivo de mais de quatro mil servidores. Aproximadamente 3700 policiais militares atuarão a pé nos eventos como Escolas de Sampa, Carnaboi, Banda da Bica, Banda da Difusora, Galo de Manaus, Educandos e outras bandas espalhadas pela capital. Ainda durante esses dias, quase 400 PMs atuarão motorizados.

 

Detran

Com a campanha de Carnaval, “Não deixe o álcool mudar o ritmo do seu Carnaval – Brinque com alegria, não brinque com a vida”, 120 servidores do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) foram mobilizados para trabalhar nas fiscalizações da operação Lei Seca e de educação de trânsito, que tem como foco evitar casos de embriaguez, excesso de velocidade e direção perigosa.

As blitze serão realizadas durante e no encerramento das principais bandas de Carnaval de rua, bem como nas proximidades de casas de show e desfile no Sambódromo. Do dia 1 a 15 de fevereiro, também estará disponível o Disk-Pileque, um serviço de carona para motoristas embriagados gratuito, parceria entre o Detran-AM e a Associação e Sindicato dos Condutores de Ambulância do Amazonas. Os socorristas receberão as chamadas, por meio do telefone (92) 99146-9863.

 

 Corpo de Bombeiros

No período de carnaval, o Corpo de Bombeiros atuará na fiscalização de bandas e locais, prevenção e combate a incêndio, bem como no atendimento pré-hospitalar. Nos dias 9, 10 e 12, além de estar distribuído em seus diversos postos operacionais da capital, a corporação atuará com 90 bombeiros na região do Sambódromo, mais dois caminhões de combate a incêndio e uma unidade de resgate, destinados a atender unicamente as ocorrências dentro dessa área.

Neste período também estará realizando fiscalizações nas bandas comunitárias, com um total de 20 bombeiros, que atuarão junto com os demais órgãos da Secretaria de Segurança Pública. Além disso, também atuará com 15 bombeiros, uma viatura de combate a incêndio e uma unidade de resgate na prevenção do evento da Banda da Difusora e Banda da Bica, que ocorrem no Centro de Manaus.

 

Polícia Civil

A Polícia Civil do Amazonas reforçará as unidades e Centrais de Flagrante durante o período do Carnaval. No total, cerca 800 policiais darão apoio nas bases e operações itinerantes que estão previstas para o período. Já a Delegacia Móvel permanece posicionada na avenida Eduardo Ribeiro, área central da cidade, onde estão sendo realizados registros de Boletins de Ocorrência (BOs) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) para crimes de menor potencial ofensivo, como lesão corporal simples, desacato, ameaça e injúria, por exemplo, que não têm relação com prisão em flagrante delito.

Participam das operações onde há realização de bandas e blocos carnavalescos, policiais lotados nos Departamentos de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera),  Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *